academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Amizade

A princesa que bocejava a toda a hora: Cármen Gil & Elena Odriozola

Esta é uma história de um palácio amarelo, de um rei com uma coroa de ouro e de uma princesa que bocejava a toda a hora. O rei passava o dia percorrer de cá para lá e de lá para cá o quarto real.

Tinha uma enorme preocupação: a sua filha não fazia mais o que bocejar! Abria tantas as vezes a boca que já lhe tinham entrado um par de moscas varejeiras, um colibri despistado e uma borboleta violeta.

Como os bocejos são muito contagiosos, o palácio inteiro andava com a boca aberta: o rei bocejava, a rainha bocejava, os ministros bocejavam … e ate o gato e o cão do jardim bocejavam! – Porque bocejará tanto essta princesa? Perguntava-se o rei: Será fome?

Preocupado, mandou trazer as manjares mais requintados de países longínquos: gelado da Itália, arroz da China, cacau do Brasil, peixe cru do Japão, gafanhotos fritos da Tailândia…

A princesa comeu até se fartar, mas não deixou de bocejar!

E tal como ela, também o rei, a rainha, os ministros…… e até o gato e o cão do jardineiro!

O rei continuava preocupado, percorrendo de cá para lá e de lá para cá o quarto real.

– Porque bocejará tanto esta princesa? Será de sono? Desta vez mandou preparar uma cama macia com colchão de penas, lençóis de seda e dossel de cetim. Para alem disso, ordenou que a perfumassem com pétalas de rosa, e que trouxessem o melhor trovador tocando o se alaúde para embalar a princesa com doces canções.

A princesa dormiu um sono profundo ate que um raio de sol travesso se infiltro pela janela e se pôs a brincar com o seu cabelo, mas ela não deixou de bocejar! E tal como ela, também o rei, a rainha, os ministros…… e até o gato e o cão do jardineiro!

O rei e pensando e repensando de cá para lá e de lá para cá, já tinha gasto as solas dos sapatos reais e tornou a perguntar-se: – Porque bocejará tanto esta princesa? Será de aborrecimento?

Desta vez mandou vir de um reino afastado uma elefanta amarela que contava a anedotas que faziam rir. Mas a princesa continuo a bocejar! E tal como ela, também o rei, a rainha, os ministros…… e até o gato e o cão do jardineiro!

A notícia foi correndo de boca a boca. Depressa, todos os reinos vizinhos souberam do grande problema daquela corte.

Vieram médicos e curandeiros de todo o lado: mas por mais xaropes que lhe fizessem tomar, por mais mezinhas que lhe aplicassem, a princesa continuava a bocejar! E tal como ela, também o rei, a rainha, os ministros…… e até o gato e o cão do jardineiro!

Um dia enquanto passeava pelo jardim o filho de um dos criados do palácio tentou aproximar-se da princesa. O pobre estava tão nervoso que tropeçou na raiz de um carvalho e caiu de cabeça na fonte real. Quando saiu, trazia um peixe colorido dentro da boca e um par de caranguejos pendurados nas orelhas. Ao ve-lo a princesa teve um ataque de riso e esteve mais de um quarto de hora ah-ah-ah-ah hi-hi-hi-hi sem dar um bocejo. E tão pouco bocejaram o rei, a rainha, os ministros ou o gato e o cão do jardineiro!

O rapaz, a tremer como um pudim, mas feliz com o riso da princesa conseguiu dizer-lhe: - Dão per, Ciprensa! Que na linguagem dos que se ensarilham com a língua quer dizer: Perdão, princesa.

Quanto mais falava o rapaz, mais vontade de rir tinha a menina. E quanto mais ria a menina, mais falava o rapaz: - Radíame a nhoar, gamestade, de ecaitar uma ferota? Que na linguagem dos que se ensarilham com a língua quer dizer: dar-ma-ia a honra, Majestade, de aceitar uma oferta?

O filho do criado, encarnado como um tomate, entregou-lhe uma caixinha de madeira. Quando abriu, no rosto da princesa nasceu um sorriso: lá dentro estava a rã mais verde e brilhante que alguma vez vira.

O rapaz levou a princesa a caçar grilos, a dar cambalhotas na montanha, a procurar fantasmas num castelo abandonado, a chapinhar no charco, a jogar à apanhada, a pintar a cara com lama… e divertir-se com as brincadeiras que lhe tinham sido proibidas. A partir daquele dia tornaram-se amigos. A princesa deixou de bocejar a toda a hora. E tal como ela também o rei, a rainha, os ministros ou o gato e o cão do jardineiro! Isto porque. Nem as bolas de gelado de Itália, nem os colchões macios de penas, nem as elefantas amarelas alegraram tanto o coração da princesa como um bom amigo.

El pez arcoiris; Marcus Pfister

O peixe arco-íris é o mais belo peixe do fundo do mar. Acha-se muito especial porque tem as escamas muito brilhantes. O peixe azul pede-lha uma das suas mais pequenas das escamas. Respondeu-lhe que não. Mas logo descobre que é triste estar sozinho. Segue o conselho do sábio polvo e descobre a magia da amizade.


Actividades:

Entusiasme as crianças para que descrevam os diferentes sentimentos do peixinho no trajecto da história: Como se sentia o peixinho com as suas belas escamas brilhantes? Porque peixe azul pediu uma escama do peixinho arco-íris? Como se sentiram os peixes quando perceberam que o peixinho não desejava compartilhar com os amigos as escamas brilhantes? Porque se sentiu só o peixinho? Porque fica feliz no fim da história? Como se sentiram os outros peixes com uma escama brilhante?

Proponha que a crianças imagine: Vamos imaginar que somos o peixinho como sentiríamos com as nossas belas escamas. Partilharíamos com os amigos as nossas escamas brilhantes. E como nos sentiríamos sem amigos. Agora vamos imaginar que somos o peixe azul como nos sentíamos quando o peixinho não compartilha as escamas brilhantes. Já acontece ninguém querer brincar connosco. Que podemos fazer quando outros meninos não querem compartilhar ou jogar connosco? É sempre difícil compartilhar? Se o peixinho procurou a ajuda do polvo sábio, quem podemos procurar, se temos um problema ?

Se é importante ter amigos. O que é ser amigos? O que significa ser um bom amigo? Construir com plasticina ou outros materiais e/ou que desenhar os “amigos peixes” no fundo do ar.

Vamos fazer Amigos; Adam Relf

Quando a Raposinha quis alguém com quem brinca, seguiu o conselho da mãe e saiu para fazer amigos. O que aconteceu entretanto foi uma surpresa! A Raposinha fez os melhores amigos que podia desejar, mas não da forma que imaginou.

http://picasaweb.google.com/EueSaude/VamosFazerAmigos#

Actividades:

Pergunte as crianças como acha, que podemos “apanhar” os amigos?

O que é um amigo? Que fazemos com os amigos? Vamos “caçar amigos.” Depois de “caçar um amigo” devem fazer algo especial com o amigo nesse dia.

O que é ser um bom amigo? Com diferentes matérias explorar. “ Eu sou um bom amigo quando…”; “ O que os bons amigos devem fazer…”; “ Porque os amigos nos fazem sentir especial…” Juntar as diferentes folhas para fazer um livro da amizade.

Elaborar num quadro colorido “ 10 razões pela qual eu sou o melhor amigo do mundo”

Das afirmações que se seguem peça aque a crianças descrevam que significa ser amigo: Brinco muito com ele. Converso muito com ele. Confiamos um no outro. Emprestamos um ao outro os nossos brinquedos. Ela ajuda-me quando eu preciso de ajuda. Ele é sempre bonzinho para mim. Eu gosto dele. Eu quero ficar ao pé dele. Eu penso muito nele.

O sapo encontra um amigo. Max Velthuijs

Estava um belo de Outono. O sapo andava a passear pelo bosque, olhando as cores das folhas - amarelo doirado, cor de laranja , castanho.
“ O mundo é mesmo bonito”, penso ele.
De repente, no meio das cores maravilhosas, viu outra coisa maravilhosa, viu outra coisa maravilhosa caída no meio da erva…
Aproximou-se e viu que era um ursinho castanho com uma camisola vermelha, tinha olhos pretos, e corria-lhe uma lágrima pela cara.
O sapo pegou-lhe com muito carinho.” Oh, que bonito que ele é”, pensou. “ Vou levá-lo para casa, e ele pode ficar a viver comigo” E o sapo levou o seu novo amigo, bem agarradinho ao peito, para casa…
No caminho encontraram o Porquinho.
- Que levas ai? – Perguntou o Porquinho.
- O meu amigo disse o Sapo. – Encontrei-o no bosque.
- Mas que é que vais fazer com ele perguntou o Porquinho.
- Ele vai viver comigo. Porque está sozinho. - Respondeu o Sapo.
- Deixa-me vê-lo - disse a lebre, que tinha ouvido.
- ora, é urso de peluche. Um brinquedo. Nem sequer sabe falar!
- Eu vou ensiná-lo – disse o Sapo.

Actividades

Que qualidades achas que alguém precisa de ter para que gostes dele como amigo?

O urso estava sozinho. Pergunte a criança sobre uma ocasião em que se tenha sentido sozinho e um amigo ajudou.

Só com gestos peça que a exprima o que sentes pelo teu amigo.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos