academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Mentira

O Rato Renato Diz Mentiras; Anna Casalis

Tal como qualquer criança, o Rato Renato, às vezes porta-se mal. Mas a sua mãe sabe muito bem o que fazer nessas situações e nunca se cansa de o ensinar a ser um ratinho bom e obediente. – Renato, mentir é muito feio! Assim ninguém acredita em ti, mesmo que estejas a dizer a verdade!

A Mentira Perna Curta

Costuma-se dizer que as mentiras têm pernas curtas, cabeça de pêra, pescoço comprido, corpo coberto de pêlos e os olhos tortos, que são grandes e metediças ou pequenas e mal-educadas. Adalgisa era uma especialista em mentiras, das quais possuía uma colecção interminável.

Eram tantas e tantas as suas mentiras que já não sabia onde havia de as guardar.

No começo, ela escondia-as apenas no seu quarto: debaixo do tapete, no fundo do guarda-vestidos, atrás do aquecedor…

Pof… pof… Adalgisa andava, pois, carregada de mentiras, que lhe saiam de toda a parte do corpo.

Quando uma enorme mentira moveu-se pela sala. Babando-se e sujando tudo, mexia e partia cada coisa que ficava ao seu alcance. Depois, aproximou-se de Adalgisa, com ar ameaçador.

Actividades:

Proponha que as crianças elaborem o Bilhete de Identidade das mentiras.

Distribua quatro marcadores de cores diferentes a cada criança. A seguir, usando grandes folhas de papel, peça-lhe que desenhem a maior mentira que se possam lembrar. Mais tarde, mostre os desenhos e veja se todas as crianças conseguem adivinhar a mentira que cada um representa. Encoraje-as a falar de como é que o desenho representa uma mentira.

Convidar as crianças a imaginar uma mentira. Cada um escreve a sua mentira numa folha e ilustra-a. Cada um lê a sua mentira e os outros fazem o seu comentário. No final . elege-se a mentira mais bem imaginada.

Ler , ou contar partes da história do Pinóquio, focando a sua maneira de ser. Quando crescia o nariz do Pinóquio? Sempre que ele dizia mentiras. A partir desta pergunta/resposta desenvolver o diálogo: Porque mente as pessoas? O que é mentir? A mentira é uma coisa boa ou má? Porque? Acham que há mentiras mais graves que outras? Quem quer dar exemplos? Quando alguém está a dizer-vos uma mentira, o que fazem? Quem quer contar uma mentira que tenha contado aos pais? Quem quer contar uma mentira que tenha dito a um professor/amigo/familiar? Porque foi que mentiram? Os vossos pais acreditaram? Como se é que se sentiram depois de ter mentido? Por que foi que mentiram? Quando dizem uma mentira e são descobertos, o que fazem? Como se sentem? Alguma vez alguém vos pediu para mentirem?Como foi?

O pastor mentiroso: adapatado e ilustrado por VioletaMonreal

Pedro pastor e tem de levar as ovelhas da ladeia a pastar. Como ele se aborrece muito quando fica sozinho com as ovelhas, resolve pregar uma partida aos seus vizinhos. O que será que vai acontecer ao Pedro?

Panda e lua mentirosa; Isabel Zambujal

Panda, aprende os nomes das várias fases da lua e descobre que quando ela tem a forma de um C esta a diminuir e quando parece um D a crescer. A lua decidiu pregar-nos uma partida e nunca mais se livrou da fama de mentirosa.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos