academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

O primeiro dia de escola

Eu Quero um Amigo; Tony Ross

O irmão mais novo da Pequena Princesa não gostava das brincadeiras da irmã. Por isso, ela desejava muito um amigo a sério... Não ligues! – Disse a mãe, a rainha. – Amanhã começas a ir à escola e já vais ter muitos amigos com quem brincar. Será que isso vai acontecer?

Conhecida por ser exigente e furiosamente determinada, desta vez a Pequena Princesa esta mais preocupada com a nova mudança a ansiedade do seu primeiro dia de escola, saber o que é “ ser nova” na escola, a expectativa de ter amigos para brincar…

O primeiro dia do Tobias na Escola & Beth Robbins

É o primeiro dia do Tobias na escola e ele não tem muita vontade de ir. Como será a professora? Será que os colegas vão gostar dele? Como é que se vai adaptar? A primeira coisa que o Tobias aprende na escola é que ela pode ser divertida!

O Meu primeiro dia; MeritextellMarti & Mercê Gali

A nossa protagonista e a sua amiga Laura começaram a ir ao jardim-de-infância, e depressa descobriram que se trata de um lugar onde se podem divertir a valer. Os desenhos e os lápis de cor, acabados de estrear, selam a sua amizade para sempre.

Winnie the Pooh vai à escola

Hoje é o primeiro dia de aulas de Chistopher Robin! Winnie the Pooh, Ru, Igor e Tigre interrogam-se: o que é que se faz na escola? Como è que será? Chistopher conta-lhe tudo o que sabe sobre a vida na escola e eles concluem que a escola é um local divertido e que não há razão para se preocuparem!

Porque devo ir a escola? Frncisco Fernades

Tinha seis anos quando ouvi falar com mais insistência numa coisa chamada “escolas”. Foi então que, um dia sentados eles e avó, nuns banquinhos baixos de cozinha – lhe perguntei.: Avo porque é que tenho de ir para a escola?

Matilde vai para a escola!

A Matilde já tem seis anos. Este é o último ano que está no Jardim-de-infância.

A Sara que é a educadora da Matilde, explica aos meninos que já não falta muito para irem para outra escola. È que eles estão tão crescidos e que já sabem tanta coisa, que está na altura de mudar de escola onde possam aprender coisas novas. – Como é a outra escola? – Perguntou a Matilde.

- Tu própria vais ver. Para a semana vamos todos fazer uma visita à vossa escola nova. – Diz a Sara

Finalmente chegou o dia da visita!

Todos os meninos da sala da Matilde estão muito contentes por poderem visitar a escola nova e por ficarem a saber tudo o que se passa por lá.

Para já sabem que a porta é tão grande como a porta do jardim-de-infância.

Depois de entrarem, descobrem que cada sala de aula tem um professor ou uma professora que ensina o mesmo grupo de meninos. É como no jardim-de-infância.

Na escoa os meninos aprendem a escrever muitas palavras. É muito importante aprender a escrever.

Também se aprende a ler. Quando souber ler, a Matilde vai poder descobrir o que dizem todos os livros de histórias que tem lá em casa.

Na escola também se aprende a contar, a juntar números e a fazer contas.

Lá também há muitas folhas, canetas coloridas e tintas para os meninos fazerem desenhos e bonitos trabalhos.

E um sítio onde se fazem novos amigos, com quem se pode, brincar, cantar e dançar.

Nesta escola os meninos também fazem ginástica uma vez por semana. No recreio fazem jogos divertidos.

Foi um dia muito importante e a Matilde está muito contente com tudo o que viu na escola nova.

Depois de pensar um bocadinho, a Matilde descobre que a nova escola tem muirtas coisas parecidas com o jardim-de-infância, só que é para meninos mais crescidos. Assim como ela.!!!

Matilde vai para o jardim de infância.

Miffi vai à escola. Dick Bruna

http://picasaweb.google.com/EueSaude/MiffyVaiAEscola#


Actividades para os pequenos:

Como é o meu colega?

Diga à turma que todos vão ganhar um retrato.Pregue na parede uma folha de papel, da

altura da criança.Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e,com um

lápis,desenhe o contorno do corpo dele.

Estimule as crianças a a dizer como é o cabelo,o rosto,se usa óculos,etc.Durante a actividade, repita muitas vezes o nome do aluno,para que os colegas memorizem.

Faça o retrato de todas crianças.

Por fim, peça a uma criança que desenhe o seu contorno,repetindo o processo de observação,para que as crianças também se familiarizem consigo.

Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.

Nos dias seguintes,logo na entrada, pergunte à turma quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver,ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.

É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.

Meu nome é ...

Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de um roda

Peça que cada um identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebem letras iguais em nomes diferentes.

Quando todas já estiverem com crachá,comece fale sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado ( como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares)

Na etapa seguinte, proponha que as crianças desenhem algo de que gostam muito em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá.

Depois de prontos,os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida expostos no mural ou num estental previamente instalado.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos