academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Jogos de Expressão Corporal

Os animais

Idade. a partir dos 3 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Um adulto dirige o jogo. as crianças colocam-se de pé, em círculo.

o adulto diz o nome de uma nimal e uma acção, por exemplo. “ o cavalo que salta”

todas crianças deverão imitar o animal na atitude referida pelo orientador, ate que cite um novo animal.

O espelho

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Um adulto dirige o jogo. colocam-se as crianças aos pares, frente a frente, formando duas filas.

Quando se dá sinal, as crianças de um fila começam a fazer movimentos. os da outra fila devem imitar o seu par o melhor que puderem, como se lhes servissem de espelho.

Passados alguns minutos, trocam-se os pápeis.

Pobre gatinho

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Escolhe-se uma criança para fazer de gatinho e as restantes sentam-se em circulo.

O gatinho deve escolher uma criança e aproximar-se dela, tentando faze-la rir-se, enquanto imita um gato.

Se criança ri, trocam-se os pápeis e passa a ocupar o papel de gato.

Figuras de gesso

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Escolhe-se duas crianças: uma faz de vendedor e outro de cliente. as restantes saltam e movem-se até que o vendedor diz.”quietos!”.

As crianças ficam paralisadas na posição em que se encontram e o vendedor mostra uma das estátuas ao cliente. ambos tentam fazê-la rir, fazendo caretas para comprovar se é boa.

Quando o cliente reconhece que a estátua é boa, a criança abndona o seu papel de esátua e faz tambem de cliente, enquanto examinam uma outra estátua.

As crianças que não sustêm o riso ou se movem saem do jogo.

Cadeia de gestos

Idade. a partir dos 7 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Colocam-se as crianças sentadas no chão com as pernas cruzadas, de modo a formarem um circulo.

A primeira criança conta ritmicamente “1,2,3”, enquanto faz um gesto repetitivo, por exemplo três palmas.

Quando acaba, a criança seguinte conta também até três, repetindo o gesto feito pelo primeiro. Ao mesmo modo que o faz faz um novo gesto para repetir depois.

A criança seguinte repete o gesto feito pela segunda criança, enquanto este repete o que o primeiro acaba de fazer . Vão-se acrescentando gestos até se dar a volta toda.

Saudações giratórias

Idade. a partir dos 7 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Um adulto faz de condutor do jogo. As crianças colocam-se aos pares, formando dois círculos concêntricos.

O adulto dará uma chave de números que determinará o tipo de saudação que se fará. Por exemplo: 1- aperto de mão 2-abraço 3- vénia

À ordem de girando, o círculo interior gira para adireita e o exterior para a esquerda.

Quando o adulto diz um numero em voz alta, todos param e cumprimentam o companheiro que têm na sua frente da maneira que conresponde ao número mencionado. À medida que o jogo se repete, vão-se aumentando os tipos de saudação para tornar mais divertido.

Reconhecemos o corpo

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música de rag-time, lenços

Orintações pedagógicas: reconhecer o esquema corporal e educar o sentido rítmico

A cada criança dá-se um lenço, que deve mover no rítmo da música.

Quando a música pára, o educador nomeia uma parte do corpo, por exemplo: “joelho”, e as crianças devem, imediatamente, atar o lenço ao joelho e continuar a seguir a música.

A cada paragem da música o educador nomeia uma parte diferente do corpo.

Variante: distribuem-se as crianças por pares, que acompanham a músia marchando. Quando o educador pára a música e nomeia a parte do corpo, as crianças param e unem-se através da parte anunciada. Ao começar outra vez a música, dão as mãos e voltam a andar aos pares.

Conversação corporal

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orintções pedgógicas: respeitar silêncio

As crianças organizam-se em pares e colocam-se um diante do outro.

Enquanto o educador marca oito tempos, um menbro da parelha realiza movimentos contínuos, como se falasse. Durante o silêncio a criança fica quieta, como se estivesse calada.

Seguidamente, o educador marca mais oito tempos e a criança que estava a observar realiza uma movimento como se fosse a resposta. Quando cesa o som do pandeiro pára.

Agora o educador percute quatro tempos, quatro tempos , dois tempos, dois tempos, um tempo, um tempo, enquanto as crianças realizam um diálogo corporal, respeitando o turno e o silêncio de cada um.

Uma vez realizada uma sequência, troca-se de par.

Observação: é conviniente que as crianças tomem consciência da impôrtancia do modo de olhar. È uma conversação, a criança que está escutando decerá olhar a outra para demonstrar interesse.

Encontraremos o nosso animal

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música LeCarnaval des Animaux, de Camille Saint-Saens

Orientções pedagógicas: trabalhar a agilidade corporal, a imaginação

Divide-se a classe em dois grupos: Ae B.

O educador diz a cada jogador do grupo A que animal devem representar.

Pararelamente , o educador diz a cadacriança do grupo B que animal tem de encontrar para, quando localizado, unir-se a ele pela mão.

O educador põe a música e as crianças do grupo A representam o animal que lhes foi designado.

Quando o educador faz sinal ao grupo B, as crianças saem à procura do seu animal, para se unirem a ele.

Toas as crianças devem encontrar o seu animal antes que a música termine.

Seguidamente mudam-se os grupos.

Comunicação visual

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orientções pedagógicas: comunicar corporalmente e aumentar a expressividade facial.

As crianças andam livremente pela sala, cada um segundo o seu ritmo interior.

Quando se encontram com o seu colega produz um contacto visual, saúdam-se com o olhar.

Variante: o educador pode ir nomeando diferentes partes do corpo para, de cada vez que dois jogadores.

2 comentários:

jessikah com kah 26 de janeiro de 2014 às 11:24  

Muito bom ... Já trabalhei algumas delas e teve um ótimo resultado.

Gleice 7 de agosto de 2017 às 06:17  

Muito interessante ,vai me ajudar muito.Exatamente o quê procuro.

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos