academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Jogos de Observação e Memória

A memória

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: desenhos e gravações de sons

Orintações pedagógicas: reconhecer e memorizar sons distintos representados nos desenhos.

Todas a crianaças estão sentadas a observar os desenhos dispersos no chão.

Quando ouvem uma, determinada instrução sonora( o som gravado de um assobio motor de automovel, animal, instrumento musical…) , têm de associa-lo ao desenho.

Depois de quatro sons, as crianças têm de ser capazes de reproduzir a sequencia.


A janela

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: folha de jornal, tesoura, pequenos objectos

Recorta-se um orificio com aproximadamente um centimetro de diametro no centro de uma folha de jornal.

Sem que as crianças vejam, coloca-se um objecto por baixo, de modo que só se veja uma pequena parte atraves do orificio.è convininte selecionar objectos de pouco volume e começar a mostra-los pelas partes menos faceis de identificar.

Os jogadores olham e tentam advinhar qual é o objecto, cada vez que falham, move-se um pouco a bertura, para mostrar outra parte daquilo que se escondeu.

A boa memória

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Mostra-se as crianças dez objectos durante trinta segundos. Em conjunto conta alto os ultimos dez segundos por ordem decrescente, para aumentar a emoção.

Quando acaba o tempo, tapa-se os objectos.

Uma a uma, as crianças , deverão mencionar um dos objectos de qual se lembram, procurando não repetir os que já foram referidos.

O jogo acaba quando ninguem se lembra de mais nenhum objecto ou quando se completa a série.

O “assassino”

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: papelinhos de papel

Todas as crianças se sentam em círculo, de forma a poderem ver as caras uns dos outros.

Uma das crianças corta tantos quadrados de papel quantos forem as crianças.

Em seguida, marca um deles com a letra “X” e deixa os restantes em branco.

Dobram-se os papelinhos em quatro partes e distribui-se um por cada criança.

Cada criança olha para o papelinho que lhe coube sem que ninguem veja. Quem tiver o papel com o “X” é o “ asssassinio”

Este deve “assasinar “ os outros jogadores, piscando o olho muito dissimuldamente, para não . ser descoberto. Quando alguma criança vê alguém fazer-lhe um sinal diz “morto” em voz alta e fica fora do jogo.

Todos procuram descobrir quem é o “ assassinio” pelo que este deve comportar-se de maneira prudente quando se arrisca a piscar o olho. Se alguem acusar um jogador errado, fica fora do jogo.

Se o “assassinio” conseguir eliminar todos os jogadores sem ser eliminado,ganha o jogo.

A troca

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Uma criança observa as restantes durante, um minuto, reparando na roupa que usam e outros objectos, como relógios, ganchos…

Em seguida sai da sala, enquanto os outros trcam entre si as peças de roupa e os acessórios que desejarem.

Quando acabam as trocas, avisam a criança que saiu para regressar e dizem-lhe quantos trocaram entre eles, sem especificar quias.

Cada vez que a criança detecta uma peça de roupa trocada diz a quem pertence e ela é devolvida ao seu proprietario. Para ganhar deve conseguir restituir todas as peças ao seu proprietario.

O director da orquestra

Idade. A partir dos 8 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Sorteia-se uma criança que deve sair da sala.

As restantes crianças senta-se no chão, formando um circulo.

Escolhe-se uma criança para que desempenhe o papel de director de orquestra.

O director da orquestra simula estar a tocar um instrumento musical atraves de mimica. Os restantes imitam-no.

A criança que saiu da sala regressa e fica no centro da roda e deve advinhar quem dirige a orquestra.

O director vai mudando de instrumento, tentando não ser descoberto. Se for descoberto será o próximo adivinhador.

Bonecos mágicos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: observar e atentar mudanças corporais

O educador divide as crianças em dois grupos: uns serão bonecos e os outros compradores.

O grupo de bonecos imagina que está na loja de brinquedos e adopta uma postura estática, enquanto o grupo de compradores passeia, observando.

Assim que os compradores saem da sala, os bonecos movem uma parte do corpo eficam de novo quietos.

Quando os compradores voltam à sala têm de advinhar que parte do brinquedo se moveu.

A compra

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: memorizar palavras e interpetá-las corporalmente.

As crianças sentam-se em círculo, voltadas para o interior.

A criança do seu lado repete a compra para o seu colega e acresenta uma nova: “ hoje comprei uma bola” e faz o gesto, e “um martelo” e realiza o gesto de martelar.

Cada criança deve repetir as palavras desde o príncipio pela ordem correcta e acrescentar mais uma.

O jogo começa de novo quando a lista de objectos comprados não está na ordem correcto.

Sequências corporais

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: memorizar sequências corporais e aumentar a capacidade de atenção e concentração.

As crianaçs de pé, formam um círculo, todas voltadas para o interior.

Uma das crianças realiza uma paerte do corpo.

A criança ao seu lado move outra parte do corpo e assim, sucessivamente, até quatro movimentos diferentes.

A quinta criança tem de repetir o primeiro movimento e as crianças seguintescompletam a sêquencia dos quatro movimentos já criados.

Passeio pelo bosque

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música gravada

Orientações pedagógicas: trablhar a memória associada, o sentido rítmico, os reflexos e a critividade.

O educador explica as crianças o que podem encontrar num passeio pelo bosque e das contra-senhas que devem usar.

As crianças imaginam que saem para passear no bosque e andam livremente na sala. Quando e educador diz “hop!”, todos param, porque viram um pássaro a voar.

Ao segundo “hop!”,viram uma flor e colhem-na.

Ao terceiro “hop!”, saltam um charco de água.

Ao quarto “hop!”, saltam dois a dois muito contentes.

Ao quinto “hop!”, despedem-se dizendo adeus e correm para casa por que se faz noite.

Puzzles

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: música gravada de três minutos e dois puzzles com número igual de peças

Formam-se dois grupos de seis crianças e a cada grupo o educador entrega um puzzle.

Quando a música começa a tocar, os dois grupos vão colocando as peças do puzle de forma correcta.

Quando a música termin, as crianças param imediatamente e o educador atribui um ponto por cada peça bem colocada.

O grupo que maior número de peças colocou correctamente ganha o jogo.

Instrumento fantasma

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: desenhos de instrumentos musicais

Orientações pedagógicas: trabalhar a memória

Cinco ou seis desenhos de instrumentos musicais são colocados perante as crianças, para que os possam ver e identificar facilmente.

Permite-se que as crianças os observem durante um minuto.

A seguir, as crianças voltam-se de costas e o educador tapa um dos desenhos.

As crianças voltam a olhar o conjunto de desenhos e quando o educador diz ”Já” têm de advinhar que instrumento desapareceu.

Variante: pode-se mudar os cartões de lugar para que o exercício de memória seja mais complicado.


Cânone

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: pandeiro

Orintações pedagógicas: memorizar uma sequencia de três movimentos e praticar a concentração.

O educador ensina três movimentos corporais que todas as crianças devem realizar ao mesmo tempo. Por exemplo, dar quatro palmadas no cimo da cabeça, quatro palmas e quatro palmas nas pernas

As crianças colocam-se em círculo.

Uma criança começa o jogo dando palmas na cabeça, enquanto os outros estão quietos.

Quando a primeira cabe realizar o segundo movimento, as palmas normais, o seu colega da direita começa ao mesmo tempo, o movimento de dar palmadas na cabeça.

Quando o terceira criança começa a dar palmadas na cabeça, já o primeiro deve estar a dar palmadas nas pernas e o segundo palmas normais.

Observação: para ajudar a que todas as crianças mantenham o mesmo ritmo, o educador acompnha os movimentos com um pandeiro.

Outono

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música alegre As quatro estações de A. Vivaldi

Orintações pedagógicas: trabalhar a atenção, a memorização e a reação.

O educador explica que chegou o Outono e que vão passar o dia no campo. As crianças devem imaginar que está tudo cheio de folhas caídas das árvores, de pássaros…

O educador põe a música e as crianças começam a correr e a saltar livremente pelo espaço.

Quando a música acaba, as crianças realizam a acção de apanhar uma folha sem mover os pés.

Quando a música recomeça voltam a correr e, quando pára, voltam a apanhar outra folha. Agora já têm duas folhas, e assim sucessivamente, até que imaginam ter um monte delas.

A segunda parte do jogo consiste em pôr a música e quando o educador dá sinal as crianças devem realizar a acção de atirar uma folha ao chão e continuar em corridinha. Quando voltam a ouvir o sinal atiram outra folha. E assim sucessivamente.

A terceira parte do jogo consiste na combinação dos exercícios anteriores: põe-se a música e quando pára as crianças realizam a acção de apanhar a folha do chão; quando ouvem o sinal realizam a acção de atirar a folha.

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Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

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muitas histórias para cuidar e encantar

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