academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Jogos de Ritmo

A quinta

Material: pandeiro

Objectivos didácticos: trabalhar a imitação.

Todas as crianças caminham pelo espaço jogo ao ritmo do pandeiro tocado pelo educador.

Quando o educador pára de tocar o pandeiro, todas as crianças param.

Então, as crianças têm de imitar um animal da quinta, por exemplo o galinha, reproduzirão o cacarejar de quando põe um ovo.

O educador volta a tocar. Quando pára de novo, todas as crianças se tornam ovelhinhas e, andando de gatas, imitam o seu balido.

O animal seguinte pode ser a rã. Todas se põem de cócoras e, dando saltinhos, imitarão o coaxar da rã.

Jardim surpresa

Material: pandeiro e giz

Objectivos didácticos: controlar o ritmo corporal dentro de um espaço

Delimita-se com o giz o espaço do jogo.

Ao ritmo do pandeiro, as crianças passearão num jardim imaginário.

Quando o educador pára de tocar, todos se tornam estátuas e ficam com posturas diferentes.

Festa de balões

Material: balões para encher, música alegre e música lenta

Objectivos didácticos: Trabalhar ritmo de respiração.

As crianças sentam-se no chão, formando um semicírculo, e o educador distribui um balão vazio a cada uma.

Ao ritmo da música alegre, cada criança tem de tentar encher o balão.”Vamos encher o balão!”

E, em seguida, esvazia-lo ao ritmo da música lenta.

Para acabar o jogo, cada criança tem de voltar a encher o balão sem música, dar-lhe um mó e lançá-lo ao ar.

O pincel dançarino

Material: folhas de papel grande, pincéis, tintas de várias cores e música gravada

Objectivos didácticos: trabalhos auditivo

As crianças estão sentadas diante da mesa de trabalho. Cada criança tem uma folha de papel, um pincel e tintas de várias cores.

As crianças têm de escutar a música e pintar na folha de papel seguindo o ritmo.

Pegadas

Material: quatro lençóis brancos grandes, linha e agulha para cozer, tinta de dedos de várias cores, quatro bacias grandes e um pandeiro

Objectivos didácticos: trabalhar o ritmo a partir dos movimentos corporais. Desenvolver a criatividade.

Cosem-se os quatro lençóis, para que fique um grande quadrado.

Reparte-se a tinta pelas quatro bacias, que se colocam nos ângulos do quadrado.

As crianças, descalçam-se e vão-se espalhando formando uma fila uma atrás das outras, nos ângulos do quadrado, diante das bacias de tinta.

À batida do pandeiro tocado pelo educador, as crianças de cada fila, uma atrás da outra, molham os pés na tinta e, seguindo o ritmo do pandeiro, caminham pelo tecido, deixando assim as suas originais pegadas.

O lenço voador

Material: seis lenços de diversas cores e música alegre

Objectivos didácticos: exercitar o movimento corporal e a manipulação de objectos.

Distribuem-se os seis lenços pelas seis crianças.

Ao ritmo da música, devem mover-se pelo espaço dançando com os lenços.

A música pára e todas as crianças que dançavam se sentam no chão, colocando o lenço na cabeça para se esconderem e ficam em silêncio.

Soa outra vez a música e, levantando-se, voltam a dançar e trocam os lenços.

As quatro estações do ano

Material: quatro fotografias das diferentes estações do ano

Objectivos didácticos: desenvolver a observação, a atenção e a imaginação.

Sentam-se as crianças formando um círculo. O educador mostra-lhes uma fotografia de uma estação do ano.

Ao ver a foto do Verão, as crianças, sentadas no chão, simulam que têm muito calor.

Quando vêem a do Outono, todas as crianças se levantam lentamente e caminham pelo espaço, imaginando que está cheio de folhas de árvores. Brincam com as folhas!

Na fotografia do Inverno as crianças continuam a andar, mas com cuidado, porque o chão está gelado.

Só falta a Primavera e as crianças imaginam que estão num prado verde cheio de flores e colhem flores.

Metamorfose

Material: diapositivos sobre a metamorfose do bicho-da-seda e música

Objectivos didácticos: exercitar a observação e movimentos do corpo.

As crianças observam os diapositivos sobre a metamorfose do bicho-da-seda, para depois poderem imitar o processo.

Estendidas no chão, imaginando que são uma lagarta, as crianças movem-se serpenteando o corpo.

Ficam imóveis e, muito lentamente, vão encolhendo o corpo, escondendo a cabeça e os braços, para se tornarem uma crisália.

Lentamente, os braços escondidos vão saindo para o exterior até ficarem dispostos em cruz.Depois, todas se levantam do chão.

Ao ritmo da música, simulam que voam como lindas borboletas, agitando os braços para baixo e para cima.

Arco-íris

Material: cartolinas com as sete cores do arco-íris

Objectivos didácticos: desenvolver a observação e a criatividade.

Repartem-se as sete cartolinas entre as crianças.

Cada criança com a sua cartolina caminha pelo espaço do jogo, tentando não tropeçar nos outros.

A educadora mostra o grande desenho do arco-íris.

Rapidamente, têm de sentar-se seguindo a ordem das cores do arco-íris e tapar a cara com a cartolina.

Acções

Material: não

Objectivos didácticos: trablahar a velocidade e a duração.

Todas as crianças caminham livremente pelo espaço de jogo, evitando tropeçar umas nas outras e prestando atenção às ordens do educador para realizar as fases do jogo.

Primeira acção: caminhar lentamente, depois de forma rápida.

Segunda acção: correr rapidamente,depois com lentidão.

Terceira acção: saltar lentamente, depois cada vez mias rápido.

Quarta acção: falar rapidamente, depois com muita calma.

Quinta acção: aplaudir quase sem força, depois com muita energia.

A fábula

Material: quatro máscaras de papel: uma cara de caracol, outra de coelho. uma tartaruga e uma pantera

Objectivos didácticos: desenvolver a criatividade dramática

Forma-se um círculo com as crianças sentadas no chão. O educador mostra as quatro máscaras.

As crianças e o educador inventam uma fábula simples onde entrem estes animais e vão-na contando em voz alta.

Em seguida, quatro crianças representarão a fábula, colocando as máscaras dos animais.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos