academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Relaxamento - Meditação

Exercício de relaxamento / meditação

Antes de começar o exercício, deve preparar-se o local:

*A iluminação deve ser suave, de preferência com luz indirecta, quase em penumbra.

*Local isolado de ruídos

*Pode tornar-se a sala mais acolhedora, afastando as cadeiras e colocando um tapete ou almofadas no chão.

*Utilizar música de som ou efeitos de som que sejam relaxantes.

Explica-se as crianças que vão realizar um exercício que serve para relaxar. Com os olhos fechados , devem escutar com atenção, a história, procurando imaginar, as situações que se vão descrevendo.

O educador descreve, pausadamente, a cena, com voz suave, lendo espaçadamente o guião. Dedique alguns minutos, no principio, para praticar a respiração profunda.

Nota: meditar por breves momentos mas regularmente é mais eficaz para a criança, o importante é aprendizagem da disciplina e saber respeitar os momentos de interiorização e de silêncio.

Arco- Íris

Senta-te confortavelmente e presta atenção à tua respiração.

Cada vez que respires, sentir-te-ás mais relaxado.

Imagina que se encontra, diante de ti, um belo arco-íris , com todas as suas cores bem vivas.

Sente como este é belo e te transmite alegria.

Tu queres brincar com as cores arco-íris e começas a imaginar que entras dentro dele. Sente todas as cores mexerem-se e vibrarem com o teu corpo: as cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul, índigo, violeta e tantas outras que querem brincar contigo. Sentes-te muito feliz.

Brinca com as cores e deixa-as entrar dentro de ti. Sente que cada uma delas fica dentro de ti em determinadas partes do corpo. Deixa-as ficar dentro do corpo e sente o seu conforto e tranquilidade.

Agora, lentamente, cada vez que respires, começas a sentir novamente o que te rodeia e abrir os olhos e oferecer ao mundo o teu sorriso lindo.

Eu queria ver o céu

Era uma criança que queria ver o céu. Um dia, sentou-se sobre uma nuvem. Tal como ela, nós tambem nos vamos sentar sobre uma linda nuvem. Sentimos como a nuvem é fofinha, muito fofinha, muito, muito fofinha. E muito devagarinho, a nuvem começa a mexer-se.

Muito devagarinho. Não é preciso fazer nada. Só e preciso deixarmo-nos levar. ..vamos pelo céu azul. Vemos muitas nuvens de cor branquinha, muito branquinha.

Ficamos a olhar. Que lindo! E felizes, saltitamos uma nuvem duas nuvens três nuvens quatro, cinco…e ai , em cima de uma grande nuvem branquinha vemos um sol muito grande, quentinho e brilhante. Deixamos o nosso corpo cair suavemente sobre a nuvem fofinha e deixamos-nos simplesmente olhar o sol grande e amarelo. Que quentinho, sentimos-nos bem, muito bem!

Muito suavemente a nuvem começa a descer. Podemos ver, ao longe o sol e lindas nuvens branquinhas. E quando nós sentirmos preparados, começa a mexer os pés, pouco a pouco as pernas , os braços, a cabeça e quando quiseres podes abrir os olhos e sorri.

Os amigos Golfinhos

Vamos respirar lentamente e fechar os olhos. Vamos encher o peito de ar e depois deita-lo fora.

Sente um sol muito grande, quentinho e brilhante sobra a tua cabeça e imagina-te junto ao mar numa praia muito bonita. Está tudo tranquilo.

Vieste a esta praia para te encontrares com os teus amigos, os golfinhos. Um grupo de golfinhos aproxima-se. Vamos conta-los: um, dois, quatro e cinco. São cinco golfinhos. Elas estão muito próximos e desafiam-te para a brincadeira.

Entra na água e brinca com eles. Com eles podes passear, brincar e conhecer lugares muito especiais. Juntos nadarão até ao fundo do mar.

Vais ver estrelas-do-mar, corais, peixinhos coloridos. Sente como é bonita a vida dentro de água.

Agora agradece aos golfinhos pela viagem mágica e, depois pede-lhes que te tragam de volta para a praia.

Senta-te na areia quentinho e despede-te dos teus amigos com a promessa de que irão estar juntos de novo.

Respira fundo e regressa a sala. Estica muito os braços e as pernas: espreguiça-te à vontade.

Boneca de pano

Converse com as crianças sobre a boneca de pano. Sacuda-na delicadamente e observem como ela é mole. Peça as as crianças para desenharem a boneca de trapos. E usem adjectivos para caracterizar a boneca: mole, solta, desengonçada, relaxada…

Agora vamos, fazer de conta que somos um a boneca de pano, e vamos parecer muito relaxados.

Primeiro, enrugar o rosto. Vamos ficar assim um pouco …e agora soltamos devagar. Até parecer que somos a boneca de trapos.

Agora, subimos os ombros na direcção das orelhas. Vamos ficar assim um pouco …e agora soltamos devagar. Até parecer que são os nossos ombros são leves como os da boneca de trapos.

Agora vamos mostrar os músculos, mostrem esses músculos. Vamos ficar assim um pouco e soltamos muito devagar até que ficam fraquinhos como os da boneca de trapos.

Respirar fundo para endurecer o peito. Mantenham-se assim agora….soltamos devagar todo o ar até parecer com a boneca de trapos.

Vamos puxar a barriga para dentro até ela ficar bem dura. Mantenham-se assim, agora soltamos devagar e ficam com uma barriga bem mole como a boneca de trapos.

E para terminar esticamos as pernas ate elas ficarem bem duras. Mantenham-se assim. Agora soltamos devagar até parecer …. até parecer que elas são de… adivinhem, quem ?

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos