academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Relaxamento Para os Mais Crescidos

As crianças podem sentar-se normalmente e apoiar a cabeça nos braços em cima de uma mesa. Logo que as crianças comecem a ouvir a música devem fechar os olhos e o educador começa a ler com a voz lenta e suavemte; as reticências indicam pausas de alguns segundos.

A viagem submarina

Esta música encanta a tua respiração e agora podes respirar debaixo de água como se fosses uma sereia. Inspira profundidade… e o encantamento começa… e lentamente transforma-te numa sereia ou num tritão… (música).

De cada vez que inspiras uma parte do teu corpo transforma-se… as tuas pernas unem-se e formam e numa cauda… as escamas cobrem-te a pele… inspiras fundo outra vez… e agora consegues nadar debaixo de água … e deixas-te afundar na água nadando cada vez mais fundo… (música).

Debaixo de água vê-se uma luz azul em todo o lado… olhas em volta e vês plantas verdes balançarem devagar… vês peixes de cores vívidas a olharem-te maravilhados… olhas para baixo e vez caranguejos mexerem-se ao longo do fundo do mar coberto de conchas… (musica).

Agora estás a nadar de novo por cima, subindo cada vez mais ate pores a cabeça fora de água. Nesta altura o encantamento começa a dissolver-se, as escamas desvanecem-se e a cauda transforma-se de novo em pernas. Nadas para a praia e estendes-te no areal. E abres lentamente os olhos… (a música vai desaparecendo lentamente).

Um passeio primaveril

Imagina que vais dar um passeio lá fora… mas logo que sais de casa descobres que tudo está diferente. Á tua volta só vês bosques a perder de vista. O tempo e agradável e o sol brilha. Ao ouvir os pássaros cantar decides dar um passeio pela floresta… Há um carreirinho entre as arvores e começas a caminhar claramente por ele… (música)

Depois andares um pouco, há uma súbita claridade e chegas a uma grande clareira… A clareira está coberta por vegetação alta com flores azuis e brancas… É tão bonita que tiras os sapatos e meias e corres descalço pela erva…

Agora consegues sentir o aroma das flores … ver borboletas maravilhosas que não conhecias… borboletas amarelas, azuis, roxas, laranjas … olha-las estonteado e caminhas lentamente pela clareira… e vês flores magnificas que nunca havias visto… (música)

Mas agora tens de regressar, e com os sapatos nas mãos voltas ao caminho… vestes as meias e as calças os sapatos outras vez e segues e segues pelo caminho da floresta… no caminho ouves os chilreios das aves nas arvores… e pouco depois chegas ao limiar da floresta, e de repente a escola está mesmo á tua frente… Silenciosamente entras e diriges-te ao teu lugar e voltas a abrir os olhos…(a música chega ao fim)

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos