academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Relaxamento para Crianças

Mãos e Braços

Vamos fazer de conta que tens um limão na tua mão esquerda. Agora aperta com foça o limão. Tenta espremê-lo com tanta força, como se fosses tirar todo o seu sumo. Sentes que o teu braço e a tua mão estão tensos, enquanto espremes o limão. Depois deixa cair o limão no chão. Notas que os teus músculos, da tua mão e do teu braço, estão relaxados.
Vamos agora apanhar um outro limão e apertá-lo. Vais espremer este limão ainda com mais força que o outro. Muita força! Em seguida, deixa cair o limão e relaxa. Repara que a tua mão e o teu braço sentem-se muito melhor quando estão relaxados.
Apanhamos outra vez um limão com a mão esquerda e espremêmo-lo até que não fique nenhuma gota. Aperta com toda a tua força! Agora relaxa e deixa cair o limão no chão.

Braços e Ombros

Vamos fazer de conta que és um gato fofo e muito preguiçoso. Queres esticar-te. Estica os braços bem para a frente. Seguidamente, levantas devagar os braços para cima. Muito para cima, bem para cima! Depois para trás. Mais para trás, bem para trás! Sentes tanta preguiça, que deixas cair os braços e relaxas. Então, gatinho, vamos nos esticar de novo? Estica os braços para a frente, bem para a frente. Levanta-os para cima. E, agora, para trás. Mas que preguiça! Deixa os braços caírem rapidamente. Assim, sentimo-nos bem. Os ombros estão relaxados. Esticamo-nos mais uma vez. Os braços bem para frente, levantar até à cabeça, como se fossemos tocar no céu, e empurrámos para trás. Nota a tensão em que ficamos com os braços e os ombros. Mantém os braços apertados. Que preguiça! E deixamos cair os braços. Desta maneira, conseguimos relaxar.

Ombros e Pescoço

Vamos imaginar que és a Pequena Tartaruga. Estás sentada numa pedra junto ao lago, a apanhar um sol bem quentinho. Sentes-te confortável e seguro. Oh! De repente, sentes que há perigo! Metes a cabeça dentro da tua carapaça. Tenta subir os ombros, até tocarem as tuas orelhas, e baixar a cabeça entre os ombros. Ficas aí quietinho à espera. Já passou o perigo! Podes sair da tua carapaça e relaxar a apanhar o sol quentinho. Oh! Mais um perigo! Escondes rapidamente a tua cabeça na tua carapaça e mantém tua cabeça apertada entre os ombros. Tens que estar fechado e apertado para poderes proteger-te. Já podes sair, tira a tua cabeça da carapaça e relaxa os ombros. Nota como te sentes melhor relaxado. Oh! Sentes outra vez que há perigo! Metes novamente a cabeça para dentro. Tenta subir os ombros, até tocarem as tuas orelhas, e baixar a cabeça entre os ombros. Ficas aí quietinho. Não há mais perigo! Espreita pela tua carapaça e, depois, sai. Sentes-te de novo seguro. Deixou de haver perigo. Agora, não tens que sentir medo. Ficas apenas a apanhar o sol quentinho e relaxado.

Boca

Tens uma pastilha elástica gigante e muito difícil de mastigar na tua boca. Morde com muita força! Agora descansa e deixa a boca ficar solta. Já podes abrir melhor a boca. E, que bem que sabe, relaxar a boca! Vamos mastigar outra pastilha elástica. Esta ainda é mais dura que a primeira. Mastiga com força, aperta muito bem. Up’s! A pastilha elástica caiu para fora da boca. Esta pastilha é mesmo bastante dura. Já basta! Lentamente, deixa a boca soltar-se dessa tensão. É tão bom relaxar e não ter que lutar contra a pastilha elástica. Vais receber mais uma pastilha elática. Esta também é muito dura. É preciso muita força para espremê-la entre os dentes. Depois de a mastigares e a apertares muito bem, relaxa a boca. Assim, conseguiste ganhar uma pastilha elástica e ficar bem relaxado.

Cara e Nariz

Aí vem uma mosca. Aterrou em cima do teu nariz. Tenta tirá-la sem usar as tuas mãos. Podes mexer-te e enrrugar o teu nariz o mais que possas. Enrruga o teu nariz com força. A mosca já foi embora. Agora, podes relaxar o nariz. Oh! Vem aí a mosca outra vez, enrruga o teu nariz com força, com muita força e saiu voando. Já podes relaxar. Nota que quando enrrugas o nariz com força a tua boca e os teus olhos também te ajudam. E, quando relaxas, toda a tua cara também relaxa. Oh, oh! Desta vez, sentou-se na tua testa. Faz muitas rugas. Tenta apanhá-la entre as rugas . Já se foi embora de vez. Podes relaxar, deixar a cara lisa, sem rugas. A tua cara está suave, lisa e relaxada.

Estômago


Estás deitado numa floresta e vês um lindo elefantezinho, mas é muito distraído, não vê para onde vai e zás! Põe a pata em cima do teu estômago. Não te mexas! Não queres assustá-lo! Faz com que o teu estômago fique duro. Aperta os músculos do teu estômago com força. Mantém-te assim. Parece que desistiu e vai para outro lado. Já podes relaxar! Deixa o estômago bem solto. Já te sentes bem melhor. Ai, ai! Vem de novo na tua direcção. Prepara-te. Aperta o teu estômago com força. Se não fazes força com o teu estômago podes te magoar. Faz com que o teu estômago pareça uma pedra. Foi para outro lado. Podes relaxar! Nota a diferença de quando tens o estômago duro como uma pedra e de quando o tens relaxado. Não vais acreditar, o elefantezinho distraído vem aí outra vez. Aperta o teu estômago com muita força, com toda a tua força. Está com a pata em cima do teu estômago, mas tu estás duro como uma pedra e não sentes nada. Já passou! Agora sim, já podes ficar completamente relaxado. Está tudo bem e podes ficar relaxado, o elefante distraido parece que não vai voltar.
Agora imagina que queres passar num caminho estreito. Vais ter que apertar o teu corpo muito para poderes passar. Aperta muito o teu estômago até que toque na tua coluna. Faz-te muito magrinho. Tens que fazer um grande esforço para poder passar. Depois de passares podes relaxar. Sentes como o teu estômago fica solto. Vamos tentar mais uma vez, aperta teu estômago e faz-te muito magrinho, só mais um esforço e mais uma vez. Passas-te o caminho estreito. Deixa o teu estômago libertar-se até ao ponto que te sintas bem.

Pernas e Pés

Imagina que estás descalço numa poça cheia de lama. Mete os teus pés profundamente dentro da lama. Vais precisar que as tuas pernas te ajudem. Faz força para baixo e mete os dedos dos pés para dentro, para te ajudar a chegar cada vez mais fundo da poça de lama. Está a correr bem, agora, afasta os dedos dos pés e dá um passo grande para sair da poça. Relaxa os pés e as pernas. Deixa que se sintam soltos. Que bem que te sentes! Vamos mais uma vez para a poça de lama. Empurra os pés para o fundo da poça com mais força. Força! Tenta apertar os dedos dos pés muito juntos. Está bem assim. Salta e relaxa os pés, os dedos dos pés e as pernas. Sentes-te tão bem relaxado. Não tens nenhuma tensão.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos