academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Sensibilizar para a diferença


Proponha as crianças a observar todas as outras crianças. Todos nós somos diferentes. De seguida, apagamos a luz da sala e ficamos as escuras e pergunte: “E agora quão diferente somos?”

Tornar-se uma pessoa diferente
Pergunte às crianças se uma pessoa se torna diferente nas seguintes situações:
Uma pessoa com um braço novo.
Uma pessoa com uma peruca.
Uma pessoa com dentes novos.
Uma criança com um novo irmão ou irmã.
Uma pessoa com um novo coração.
Uma criança que não ouve.

E se...
Pergunte às crianças se acham que se tivessem um corpo diferente as coisas que se seguem seriam diferentes ou não seriam diferentes
Os teus sentimentos?
O teu sorriso?
Os teus pensamentos?
As tuas histórias?
Os teus amigos?

Sentir: Deficiência Visual.
Materiais: vendas ou lenço para tapar os olhos.

Divida as crianças dois a dois. Cada dupla recebe um lenço. Uma das crianças tapa os olhos ao outro. A que tem a venda ou o pano deverá fazer o papel de um deficiente visual e o outro será o seu condutor. A criança que conduz a outra deverá tomar cuidado para que o outro não choque em nada nem se magoe. Peça para que eles andem um pouco num ritmo lento e, progressivamente, que aumentem o ritmo da caminhada no espaço. Após alguns minutos, peça para as duplas inverterem os papéis.
Variante: Reunir as crianças num espaço que ofereça segurança. Propõe-se jogar com um balão de olhos fechados.

Sentir: Deficiência na fala
Materiais: Vinhetas de BD ou pequenas histórias e fita-cola.

Separe as crianças em pares. Um elemento do par recebe uma pequena história ou vinheta de BD e peça que leiam.
Após isso, esse elemento deverá contar a história, sem usar nenhuma palavra, com apenas os gestos e o corpo. O outro tentará descobrir a história.
Utilize fita-cola para colar sobre a boca das crianças, assim fica mais difícil de esquecerem que não podem falar, e fica bem mais divertido.
Após um tempo inverta os papéis e, quando todos tiverem terminado, pergunte quais foram as maiores dificuldades e como eles se sentiram sobre tudo isso.

Sou asas. Marta Morgado
Este não é apenas o primeiro dia de aulas da Joana, é também o dia em que toma contacto pela primeira vez com a língua gestual e com outros surdos.


Sentir: Hiperatividade e déficit de atenção
Material: Jornais

Deixe alguns jornais espalhados pela sala e peça para que as crianças circulem entre eles, mencione uma figura ou palavra escrita em letras grandes que esteja presente em um dos jornais, as crianças devem encontrar a figura ou a palavra e se aglomerarem todas em cima do jornal.

Jogo de balões
Divida as crianças em duplas e dê para cada dupla um balão. Peça que joguem uns para os outros, mas com algumas limitações. Peça que joguem sem usar as mãos e os pés, somente os cotovelos, joelhos e outras partes do corpo.No final da dinâmica, fale de como é difícil fazer certas coisas com algumas limitações e valorizar aqueles que batalham para conseguir isso.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos