academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Brincar com o bebé: dos 0 aos 3 meses

Desenvolver as capacidades físicas

Estádio de desenvolvimento: os bebés até aos três meses adoram ser estimulados visualmente.

Sorria!
Segure o bebé com as duas mãos, apoiando-lhe as costas e a cabeça. Abane-o suavemente de um lado para outro e mantenha sempre o contacto visual com o bebé.
Mova a sua cabeça para um dos lados. Quando a mover para o lado, pare a meio e sorria. Depois continue a movimentá-la.
Movimente a cabeça de trás para frente, sorrindo a meio caminho.
Tente piscar os olhos a meio caminho e divirtam-se quando o bebé tenta fazer o mesmo.


Estádio de desenvolvimento: os bebés até aos três meses conseguem seguir com os olhos os movimentos dos objetos.

Dedos que se mexem
Com o bebé deitado de costas, coloque a sua mão em frente aos olhos do bebé e, movendo os dedos devagar diga “chique, chiqui, chop, chop” enquanto abre e fecha os dedos e os move de um lado para outro. Repita três vezes e, depois um doce beijo ao bebé.

Chocalhinho
Mova lentamente o chocalho da esquerda para a direita, de modo que o bebé possa seguir o chocalho com os olhos. Se o bebé deixar de olhar, agite-o suavemente até o fixar novamente.

Variante: segure um lenço com cores vivas em frente do bebé, faça movimentos lentos e fale sobre as cores. Quando o bebé estiver a olhar desloque-o lentamente para um dos lados. Continue a deslocar o lenço para um lado e para outro.


Um feixe de luz
Com o quarto ás escuro, faça incidir o feixe de luz de uma lanterna sobre um objecto. Cante a canção predileta enquanto move lentamente o feixe de luz ao ritmo da canção.

Variante: se puder coloque o mobile de forma que reflicta sombras. Quando o bebé crescer, faça formas com as sombras das suas mãos.

Estádio de desenvolvimento: os bebés de três meses conseguem levantar a cabeça e o peito quando estão deitados de barriga para baixo.

Voar
A realização deste jogo de simulação de vôo, que os bebés tano apreciam deve acontecer quando o bebé já consegue manter a cabeça levantada sem ajuda.
Suavemente eleve o bebé e diga “Voa, voa” segure o bebé no ar e, quando disser “aterrar” aproxime-o do seu peito.


Desenvolver as capacidades sócio-emocionais


Quando vêm os beijinhos?
Com uma voz a animada e acentuando os sons diga. “F”: “Fá, fi,Fo,fuuum, quando é que vêm os beijinhos’” , e depois, um beijinhos ao bebé.
Repita, acentuando o mesmo som ou outro som com aliteração inicial.


Ah, bu!
Pegue no bebé, mantenha-o ao nível dos seus olhos e encoste muito suavemente a testa do bebé à sua. Quando as testas se tocarem, diga: “ Ah, bu!”. Quando as testas se tocarem diga. “Ah, bu!”
Quando disser “bu”, afaste a sua testa e docemente sorria-lhe.

Variante: Segure o bebé ao colo encostado em si e caminhe pela sala. Pare de andar, olhe o bebé nos olhos, sorria e esfregue o seu nariz no dele. Comece a andar novamente e depois repita o jogo.


Jogar às escondidas
No fundo branco, imprima o rosto feliz. Coloque esse rosto diante do seu bebé, a uma distância confortável, e diga: “Cara feliz, cara feliz”.
Depois, mostre o verso da folha de papel, e afirme “Está escondido!”.

Variante: Experimente diferentes expressões faciais e sons. Por exemplo: Cante uma canção e faça movimentos exagerados com a boca, pisque os olhos, deite a língua de fora, faça sons com os lábios, boceje...

Estádio de desenvolvimento: os bebés de três meses gostam que lhes toquem na pele.


Sopro suave
Uma maneira interessante de tocar no bebé é usar uma palhinha e expelir suavemente o sopro na direção a várias partes do corpo do bebé. Sopre na barriga e diga ”Que rica barriguinha!”

Variante: Sopre suavemente as palmas das mãos do bebé. Enquanto sopra, diga as seguintes palavras, a cantarolar: “Aqui estão às mãos do bebé”. Depois, beije-lhe docemente as palmas das mãos.
Sopre outras partes do corpo do bebé. Eles gostam que lhe soprem suavemente os cotovelos, os dedos dos pés e no pescoço.

0 comentários:

Enviar um comentário

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

Os Nossos Sonhos

Nós Acreditamos

Nós Acreditamos