academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Brincadeiras em tempo de férias

O que podemos encontrar?

As crianças sentam-se no chão em fila. A primeira criança pergunta: “O que podemos encontrar na cozinha?”
Cada criança, por ordem e sucessivamente, irá dizer um objecto que pode encontrar na cozinha. Se alguma disser um disparate, como pasta de dentes, escreve o que tiver dito numa folha de papel e sairá do jogo.
A criança seguinte faz uma nova pergunta: “O que podemos encontrar... na praia, no jardim...
No fim, juntam-se as sugestões disparatadas e tentam fazer uma frase engraçada. Exemplo: “Encontramos no jardim uma frigideira a nevar”.
Ganhará a frase que mais fizer risada à criançada.

Jogo do abecedário
As crianças dispõem-se numa roda.
Uma delas começa o jogo e diz: “Trago uma carroça cheia de...”
As crianças seguintes deverão completar a frase com uma palavra com a primeira letra do abecedário (A), e a criança seguinte deverá completar a frase com uma palavra com a letra (B) e assim sucessivamente. Quando alguém errar sai do jogo.


Falar com as palavras fora da ordem
Use frases simples, mas diga-as com as palavras fora de ordem (de trás para frente)
“mala tua a buscar vai.”
“Jardim passear eu quero.”

Jogo dos disparates
Trata-se de criar frases que contrariem a lógica natural das coisas. Partindo de um tema dado: “Um dia na praia”. A partir do tema controem-se frases disparatadas: “Gosto muito da areia para tomar banho.”, “Vesti o fato de banho para dançar na chuva”

Se eu fosse...

Recite o verso, pedindo que as crianças o completem ou que introduzem novos protagonistas.

Se eu fosse um pescador.
Poderia dançar assim!

Se eu fosse um cozinheiro
Poderia...

Se eu fosse um leão
Poderia...

Convite ás letras
As crianças dispõem-se em círculo. Uma “criança designada inicia o jogo: “Eu vou convidar o senhor” A” para o almoço. O que vou servir?”A criança da direita diz, por exemplo, “arroz” e assim sucessivamente, até que todas as crianças falem ou alguma tenha saído da roda por não se lembrar de nada iniciado pela letra “A”. A criança seguinte dirá então:
“Eu vou convidar o senhor “B” para o almoço. O que vou servir?”

Eu não sou o que tu julgas!
Uma criança deve tentar apanhar as outras.
Quem estiver quase a ser agarrado deve imitar um animal, diz, por exemplo: “Eu sou um gato, miau, miau!”, mas não se poderão repetir os nomes dos animais.
A criança que repetir o animal será apanhada e passa à perseguidora.


Completar animais, criar animais fantásticos
Arranje imagens de vários animais, recortados de revistas e corte-as ao meio. À cada criança será dada uma parte de um animal; ela deverá completá-la de forma a criar um animal fantástico com partes de diversos animais.
Pode pedir que inventem um nome e poderão inventar características para o animal que criaram.

Vamos escrever uma história
Mostre as crianças algumas ilustrações de um livro que elas não conheçam. Peça-lhes que escolham as que preferem. Debaixo de cada imagem, elas deverão escrever um texto. Peça-lhes que as ponham pela ordem que acharem melhor para fazerem uma história.
No fim agrafa as folhas e leia a história.

Formar palavras
Escreva numa folha uma palavra comprida como, por exemplo, “Invertebrado”. Diga às crianças que formem o maior número de palavras que puderem com as letras dessa palavra.

Desenho à vez

Coloque as crianças frente a frente e dê a cada par apenas uma folha de papel. Use um temporizador. Uma das crianças deve iniciar o desenho até que o temporizador comece a tocar.
Nessa altura interromperá e dará à folha a outra criança. Esta continuará o desenho como lhe parecer melhor.
Só no final é que serão trocadas impressões.

Desenho sobre uma linha

Dê à criança uma folha de papel sobre a qual desenhou uma linha recta ou curva. Peça a criança que faça um desenho aproveitando essa linha.


Lengalengas da praia

Praia
mar
vou chapinhar.

Maré cheia
brinco na areia.


Está calor
ponho
creme protector
e o chapéu
que é azul
da cor do céu!


Coelhinhos

À medida que diz as palavras, as crianças fazem os gestos e as expressões adequadas.

Hoje o coelhinho saiu do abrigo (olhar para os lados e avançar)
Dá saltinhos todo contente (dar saltos e fazer uma expressão sorridente)
Mas o sol escondeu-se e sentiu perigo (pôr as mãos diante dos olhos)
Pois ficou tudo muito escuro (fazer uma expressão de medo)
O coelhinho começou a chorar (fingir que chora)
Vieram os irmãos para ajudar (outras crianças aproximam-se)
Todos juntos correram para a toca (correm todas juntas)
E foram abrigar-se ao pé da mamã (aninham-se numa roda).


http://www.educa.jcyl.es/educacyl/cm/gallery/verano2011/index.html

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Psicóloga e apaixonada pelo

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