Actividades simples e divertidas que ajudam as crianças a relaxar, imaginar, criar...
Grupo de animais
Divida as crianças em grupos iguais. Cada grupo é um animal. Ao som de uma música suave, as crianças passeiam pelo espaço.
Interrompa a música. As crianças imitam o som do seu animal e organizam-se em grupos de animais, sentam-se no chão e formam um círculo.
Põe-te o chapéu
Cada criança faz um chapéu de papel ao som de uma música relaxante. Quando todas as crianças tiverem feito um chapéu, em movimentos suaves, passeiam pelo espaço e trocam de chapéu entre si. Quando termina a música, fica de fora, quem ficou sem chapéu.
Zig-zag
Organiza-se um círculo de cadeiras, com uma das cadeiras no centro, de acordo com o numero de crianças. As crianças sentam-se. Quem está na cadeira do centro diz “zig”, “zag” ou “zig-zag”.
Se disser “zig”, as crianças trocam de cadeira com a criança da direita; se diz “zag”, trocam de cadeira com a criança da esquerda. Se disser “zig-zag”, todos trocam de lugar sem nenhuma ordem, inclusive a criança que está no centro.
Cada um com o seu par
Distribuem-se pares de cartões com animais. Cada criança recebe um cartão. Ao som da música, as crianças passeiam pelo espaço e trocam, sucessivamente, os cartões entre si.
Quando a música pará, conforme o animal representado, as crianças miam, ladram, rugem, etc. Cada criança que imita um animal tem de encontrar o seu par.
Só um lápis de cor
Estende-se papel de cenário sobre a mesa, de forma a que as crianças tenham espaço suficiente para pintar, e distribui-se um lápis de cor por criança.
Com música a tocar, as crianças movem-se, tranquilamente, pela sala em total silêncio. Desligue a música, cada criança deve procurar um lugar e pintar com os olhos fechados inspirados pela melodia da música. Cada vez que desliga a música levante da mesa um lápis de cor. O vencedor será a criança que fica com um único lápis de cor. No final do jogo fixa-se o papel de cenário na sala.
Pintura com sopro
Material: folhas de papel A3, aguarela, palhinhas, lápis de cor, pincéis e música de relaxamento.
Deixam cair algumas gotas grossas de diferentes cores com a ajuda de um pincel sobre uma folha. Sopram com a palhinha a pintura de forma a que alargue para todos os lados. Acompanhe a actividade com uma música suave.
Suporte de vela de relaxamento
Material: copo de vidro de yogurte, papel de seda de várias cores e cola.
Idade: a partir dos cinco anos, com a ajuda de um adulto.
Rasga-se o papel em pequenos pedacinhos. Reúne os pedacinhos numa bandeja, seguidamente, em silencio e num ambiente de tranquilidade, as crianças decoram o copo de yogurte com os pedacinhos de papel. No final as crianças contemplam o seu próprio copinho com a vela para relaxamento.
Quando dura um minuto?
Sentadas, as crianças observam durante um minuto o relógio. Em seguida, em posição de rei, fecham os olhos. O exercício consiste em levantar a mão quando confiem que passou um minuto. Então, abrem os olhos, assim as crianças aprendem a permanecer em silêncio durante um minuto.
Actividades que ajudam as crianças a relaxar
Publicada por
Eu&Saúde
at
quarta-feira, 31 de março de 2010
Etiquetas: auto-estima , educação emocional , jogos , meditação , relaxamento
0 comentários:
Enviar um comentário