Eu Quero um Amigo; Tony Ross
O irmão mais novo da Pequena Princesa não gostava das brincadeiras da irmã. Por isso, ela desejava muito um amigo a sério... Não ligues! – Disse a mãe, a rainha. – Amanhã começas a ir à escola e já vais ter muitos amigos com quem brincar. Será que isso vai acontecer?
Conhecida por ser exigente e furiosamente determinada, desta vez a Pequena Princesa esta mais preocupada com a nova mudança a ansiedade do seu primeiro dia de escola, saber o que é “ ser nova” na escola, a expectativa de ter amigos para brincar…
O primeiro dia do Tobias na Escola & Beth Robbins
É o primeiro dia do Tobias na escola e ele não tem muita vontade de ir. Como será a professora? Será que os colegas vão gostar dele? Como é que se vai adaptar? A primeira coisa que o Tobias aprende na escola é que ela pode ser divertida!
O Meu primeiro dia; MeritextellMarti & Mercê Gali
A nossa protagonista e a sua amiga Laura começaram a ir ao jardim-de-infância, e depressa descobriram que se trata de um lugar onde se podem divertir a valer. Os desenhos e os lápis de cor, acabados de estrear, selam a sua amizade para sempre.
Winnie the Pooh vai à escola
Hoje é o primeiro dia de aulas de Chistopher Robin! Winnie the Pooh, Ru, Igor e Tigre interrogam-se: o que é que se faz na escola? Como è que será? Chistopher conta-lhe tudo o que sabe sobre a vida na escola e eles concluem que a escola é um local divertido e que não há razão para se preocuparem!
Porque devo ir a escola? Frncisco Fernades
Tinha seis anos quando ouvi falar com mais insistência numa coisa chamada “escolas”. Foi então que, um dia sentados eles e avó, nuns banquinhos baixos de cozinha – lhe perguntei.: Avo porque é que tenho de ir para a escola?
Matilde vai para a escola!
A Matilde já tem seis anos. Este é o último ano que está no Jardim-de-infância.
A Sara que é a educadora da Matilde, explica aos meninos que já não falta muito para irem para outra escola. È que eles estão tão crescidos e que já sabem tanta coisa, que está na altura de mudar de escola onde possam aprender coisas novas. – Como é a outra escola? – Perguntou a Matilde.
- Tu própria vais ver. Para a semana vamos todos fazer uma visita à vossa escola nova. – Diz a Sara
Finalmente chegou o dia da visita!
Todos os meninos da sala da Matilde estão muito contentes por poderem visitar a escola nova e por ficarem a saber tudo o que se passa por lá.
Para já sabem que a porta é tão grande como a porta do jardim-de-infância.
Depois de entrarem, descobrem que cada sala de aula tem um professor ou uma professora que ensina o mesmo grupo de meninos. É como no jardim-de-infância.
Na escoa os meninos aprendem a escrever muitas palavras. É muito importante aprender a escrever.
Também se aprende a ler. Quando souber ler, a Matilde vai poder descobrir o que dizem todos os livros de histórias que tem lá em casa.
Na escola também se aprende a contar, a juntar números e a fazer contas.
Lá também há muitas folhas, canetas coloridas e tintas para os meninos fazerem desenhos e bonitos trabalhos.
E um sítio onde se fazem novos amigos, com quem se pode, brincar, cantar e dançar.
Nesta escola os meninos também fazem ginástica uma vez por semana. No recreio fazem jogos divertidos.
Foi um dia muito importante e a Matilde está muito contente com tudo o que viu na escola nova.
Depois de pensar um bocadinho, a Matilde descobre que a nova escola tem muirtas coisas parecidas com o jardim-de-infância, só que é para meninos mais crescidos. Assim como ela.!!!
Matilde vai para o jardim de infância.
Miffi vai à escola. Dick Bruna
http://picasaweb.google.com/EueSaude/MiffyVaiAEscola#
Actividades para os pequenos:
Como é o meu colega?
Diga à turma que todos vão ganhar um retrato.Pregue na parede uma folha de papel, da
altura da criança.Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e,com um
lápis,desenhe o contorno do corpo dele.
Estimule as crianças a a dizer como é o cabelo,o rosto,se usa óculos,etc.Durante a actividade, repita muitas vezes o nome do aluno,para que os colegas memorizem.
Faça o retrato de todas crianças.
Por fim, peça a uma criança que desenhe o seu contorno,repetindo o processo de observação,para que as crianças também se familiarizem consigo.
Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.
Nos dias seguintes,logo na entrada, pergunte à turma quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver,ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Meu nome é ...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de um roda
Peça que cada um identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebem letras iguais em nomes diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá,comece fale sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado ( como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares)
Na etapa seguinte, proponha que as crianças desenhem algo de que gostam muito em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá.
Depois de prontos,os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida expostos no mural ou num estental previamente instalado.
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