Quando me sinto… Zangado; Trace Moroney
Quando estás muito zangado, sentes-te como se estivesses prestes a explodir! Não faz mal zangares-te de vez em quando, desde que não magoes ninguém.
Quando me sinto… Feliz; Trace Moroney
São tantas as coisas que podem fazer-te feliz! Brincar com os amigos, uma surpresa ou apenas um grande abraço de alguém de quem gostas muito.
Quando me sinto… triste; Trace Moroney
http://picasaweb.google.com/EueSaude/EstouTriste#Jogos
Espelho meu…
No espelho as crianças observam e treinam caretas das diferentes emoções e tentam identifica-las.
Sinto-me triste…
Escreva no cimo da folha: Sinto-me triste quando… cada criança ilustra a situação que a deixou triste. Repetir esta actividade para outras emoções.
Jogo das emoçoes
Copie para cartolina os cartões com as emoções e deixe que as crianças pintem. Recorta-se cada cartão individualmente.
Mostre às crianças um cartão de cada vez. As crianças têm de imitar com movimento, expressão facial e som as emoções expressas no cartão.
Variante: Aproveite os cartões das emoções para falar com as crianças sobre tudo o que as emoções envolvem ( como nos sentimos, que cara fazemos, como reagimos…)
Falar sobre os sentimentos
Apresentar cartões de diferentes sentimentos. Perguntar o que acontece quando guardamos todos os sentimentos. Exactamente igual ao que acontece a um balão se esta muito cheio. As vezes podemos sentir tristeza, zangados… mas chorar ou falar com alguém alivia o nosso balão.
Tenho medo de … Sou feliz quando…Uma coisa que me preocupa…Sinto-me zangado quando …
Silhuetas
Colocar papel de parede. Um dos grupos encosta-se à parede. Todos fecham os olhos e adoptam uma postura. O outro grupo desenha com giz a silhueta dos companheiros. E desenham diferentes caretas . As crianças que estavam de olhos fechados, movem-se em diferentes direcções e abrem os olhos e tem de reconhecer a sua silhueta.
O maestro hipnotizador
Uma das crianças é seleccionada para ser o maestro que movimenta-se no ritmo da música. As restantes crianças exploram os movimentos que desejarem; imitam que tocam instrumentos ou dançam. Estimular a que adaptem as sua expressão facial , movimentos à peça musical.
Feliz : As quatro estações de A. Viavaldi: Primavera
Medo: A sagração da Primavera I. Stavinsky: O sacrifício
Triste: Valsa triste: J. Sibelius
Zangado: Moldau. Smetana: A trovoada
Variante:
Introduza discussão acerca como a música pode expressar sentimentos e apresentar: canções de embalar acalmam; flautas podem soar tristes, marchas encovam bravura.
Depois distribuir os manterias de desenho, convida-se as crianças a ouvir a música, pegar nos lápis e a pintar seus sentimentos.
Pergunte como se sentiram? O que desenharam? Que sentimento música despertou?
Cantinho das emoçes
Desenhar as diferentes caras de emoções . Expor os desenhos num lugar bem visível. Quando a criança manifeste uma das emoções. Peça que assinale o que sente.
Variante:
Mostrar alternativas para que decida o que sente. “ Estas triste ou zangado?”
Mostra-me a tua careta
Entregamos a cada criança quatro cartolinas cortadas em oval . Pedimos que desenhem em cada cartolina as diferentes caretas dos sentimentos.
Apresentamos diferentes casos em que possam sintir alegria, tristes, zangados, medo ( se vamos a praia; ou se não temos ninguém com quem brincar; temos que apagar a tv) e pedimos que ponham a careta que representa o sentimento que sentimos nas diferentes situações. Perguntamos a algumas crianças porque se sentem assim( sobre tudo se a careta não corresponde) e o que podemos fazer quando nos sentimos assim.
Mimar
Escolhe-se uma criança e pede-se que represente através de mímica sentimentos. As restantes crianças devem advinhar que sentimento se trata. E interessante que todas crianças participem para que compreendam que existem diferentes formas de expressar de expressar os mesmos sentimentos.
As caras do chefe Índio Papatu
Antes de começar o jogo maquilhamo-nos para nos transformar no índio Papatu. Explicamos às crianças que Papatu é um chefe índio que vive nas montanha, juntamente com os ursos e os lobo, que a sua tribo é m uito divertida e s índios fazem tudo o que o grande chefe manda.
Todos se disfarçam de índios com o material previsto para esse fim. Fazem uma fila e convertem-se em índios Papatu a imitar o grande chefe. Assim, quando Papatu se zanga, todos ficam zangados. Quando Papatu chora, os índios também choram. Se dói a barriga a Papatu dói a barriga a todos. Quando Papatu tem medo todos tremem. Se Papatu tem calor, todos transpiram. Quando Papatu está cansado, todos dormem. Quando Papatu está contente, todos gritam de alegria. E assim sucessivamente.
A cara
Desenhamos a cara de um menino e de uma menina sobre um cartão duro e pintamos os olhos, o nariz, as sobrancelhas, as pestana, o cabelo, as orelhas. Só deixamos a boca por pintar. No seu lugar coloca-se uma pequena corda. A corda deve ser folgada para facilitar a sua mobilidade ao desenhar as diferentes expressões.
À vez, cada criança move a “corda-boca” da cara, representar a expressão de um menino que ri, chora, grita, está assustado ou aborrecido.
O espelho
Com marcadores pintamos duas caras nas mãos e inventamos, com elas, uma história divertida. No fim perguntamos se alguma das crianças quer também contar uma história com as suas próprias mãos.
Rebentar bolinhas de sabão
Cada criança tem na mão palitos ou lápis e deve tentar rebentar com cuidado, as bolinhas de sabão que circulam no ar.
Se alguma criança quiser, pode fazer as bolinhas de sabão, sob a orientação do educador. Bolinhas de meninos felizes, zangados, tristes,medo
Sugestão de produtos educativos e didácticos:
Um Quadro de Expressões. As crianças vão adorar!
Em "Uma Caixa Cheia de Emoções"
http://www.estudiodidactico.pt
0 comentários:
Enviar um comentário