Elmer, o elefante xadrez. David McKee
Somos todos diferentes. Emma Damon
O que te torna especial? Pareces-te com alguém? Claro que não, pareces-te contigo!Talvez tenhas cabelo liso e escuro e olhos castanhos e talvez o teu melhor amigo tenha um cabelo loiro e encaracolado e olhos azuis. Outros a amigos talvez usem óculos, uns talvez têm sardas; ou até as duas coisas! As pessoas têm diferentes formas e tamanhos diferentes interesses e passatempos.
Quem é a minha estrela?
Quem nunca sonhou ser completamente diferente?Malandro em vez de bonzinho, rápido em vez de lento, corajoso em vez de assustado.
“Adorava ser uma ovelha louca,
ter cabelo espetado e uma voz rouca!
Tocar alto o meu instrumento,
O concerto vai começar a qualquer momento.
Seria uma . . .”
Uma nova Camada de Folhas
Um cedrozinho não gosta de folhas pontiagudos com que nasceu. Queria mudar para outro tipo de folhas, para parecer mais bonito do que as outras árvores à sua volta. Apesar de ter os seus desejos de mudança magicamente realizados, nada lhe corre bem e acaba todas as vezes despido e cheio de frio. Até ao dia em que descobre que a vaidade não deixa ninguém feliz e que devemos gostar de nós próprios se queremos que os outros gostem de nós.
Sapo é Sapo. Max Velthuijs
http://picasaweb.google.com/EueSaude/SapoESapo#Pobre sapo. Quer ser como os seus amigos Porco, Pata, Rato e Lebre, mas as suas tentativas de os imitar acabam todas mal.
O Sapo acaba por dar-se de conta que os amigos gostama dele por ser ele próprio, um vulgar verde.
Actividades:
Garrafa de Carinhos
Material: uma garrafa de plástico de 1L decorada pelas crianças
Recomendações: Sessões de 5 minutos todos os dias, no inicio ou no final do dia. (tantos dias quanto o número de crianças)
A educadora apresenta a actividade: “ Vamos conhecer as qualidades positivas que os outros meninos vêm em nós. Pois somos todos únicos e muito especiais. Assim todos os dias um menino vai receber a garrafa cheia de carinhos.
Quem escreve? As crianças. No final do dia ou no inicio do dia TODAS AS CRIANÇAS recebem um pedacinho de papel e escrevem uma frase deste tipo: “ és muito especial porque…”; “ gosto de ti porque..”. A educadora deve assegurar que são mensagens positivas. A criança elegida leva a garrafa para casa e partilha as mensagens com a família. No dia seguinte lê as mensagens em voz alta para o grupo.
Uma árvore muito especial
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixar num painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta: Eu sou único e especial porque …
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever sobre o assunto em questão.
Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore.
O diário dela
Apresente as crianças, uma boneca para que eles levem para casa para cuidar e depois escrevam no diário como foi o dia, mas têm que escrever como se fosse ela.
Variante: para os meninos não querem levar apresente um coelho para que eles levem.
Um balão dois balões três balões
Material: 6 balões, 3 balões cheios e 3 balões vazios
As crianças brincam livremente no espaço, com os balões ao som de música suave. A música pára e as crianças sentam-se formando um círculo.
Explique as crianças que quando os balões estão cheios é muito mais divertido jogar. Perguntar o que têm os balões dentro. O ar que não se vê. Também as pessoas também têm coisas dentro delas que não se vê: bons pensamentos, qualidades, bons sentimentos. Cada diz um pensamento positivo acerca de si , e enche um pouco o balão vazio e entrega a crianças seguinte. No final brincam livremente pela sala com os seis balões cheios de coisas positivas.
Porque sou muito especial
As crianças recebem uma folha A4 e desenham o seu nome no cimo da folha de forma especial. E como todos os meninos são especiais cada um escreve frases (ex:10 frases )que o deixem felizes. Pode optar por realizar a tarefa diariamente ou deixe que terminem a tarefa com os pais até um número máximo de palavras ex. 100 palavras. Reforce para que usem diferentes materiais, cores, formas de letras, desenhos para que fique um quadro bem divertido. Expor os trabalhos num local visível.
Material: 1 bola
As crianças de pé em circulo, uma das crianças recebe a bola e diz uma qualidade positiva do colega que está ao seu lado e passa a bola à criança seguinte.Exemplo: “gosto de ti porque jogas bem a bola”
Pode ser qualidades físicas ou simplesmente algo que gostem de fazer.
Variante: lançar a bola a uma das crianças e dizer uma característica ou qualidade desse colega
0 comentários:
Enviar um comentário