Os animais
Idade. a partir dos 3 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Um adulto dirige o jogo. as crianças colocam-se de pé, em círculo.
o adulto diz o nome de uma nimal e uma acção, por exemplo. “ o cavalo que salta”
todas crianças deverão imitar o animal na atitude referida pelo orientador, ate que cite um novo animal.
O espelho
Idade. a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Um adulto dirige o jogo. colocam-se as crianças aos pares, frente a frente, formando duas filas.
Quando se dá sinal, as crianças de um fila começam a fazer movimentos. os da outra fila devem imitar o seu par o melhor que puderem, como se lhes servissem de espelho.
Passados alguns minutos, trocam-se os pápeis.
Pobre gatinho
Idade. a partir dos 5 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Escolhe-se uma criança para fazer de gatinho e as restantes sentam-se em circulo.
O gatinho deve escolher uma criança e aproximar-se dela, tentando faze-la rir-se, enquanto imita um gato.
Se criança ri, trocam-se os pápeis e passa a ocupar o papel de gato.
Figuras de gesso
Idade. a partir dos 5 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Escolhe-se duas crianças: uma faz de vendedor e outro de cliente. as restantes saltam e movem-se até que o vendedor diz.”quietos!”.
As crianças ficam paralisadas na posição em que se encontram e o vendedor mostra uma das estátuas ao cliente. ambos tentam fazê-la rir, fazendo caretas para comprovar se é boa.
Quando o cliente reconhece que a estátua é boa, a criança abndona o seu papel de esátua e faz tambem de cliente, enquanto examinam uma outra estátua.
As crianças que não sustêm o riso ou se movem saem do jogo.
Cadeia de gestos
Idade. a partir dos 7 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: não
Colocam-se as crianças sentadas no chão com as pernas cruzadas, de modo a formarem um circulo.
A primeira criança conta ritmicamente “1,2,3”, enquanto faz um gesto repetitivo, por exemplo três palmas.
Quando acaba, a criança seguinte conta também até três, repetindo o gesto feito pelo primeiro. Ao mesmo modo que o faz faz um novo gesto para repetir depois.
A criança seguinte repete o gesto feito pela segunda criança, enquanto este repete o que o primeiro acaba de fazer . Vão-se acrescentando gestos até se dar a volta toda.
Saudações giratórias
Idade. a partir dos 7 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: não
Um adulto faz de condutor do jogo. As crianças colocam-se aos pares, formando dois círculos concêntricos.
O adulto dará uma chave de números que determinará o tipo de saudação que se fará. Por exemplo: 1- aperto de mão 2-abraço 3- vénia
À ordem de girando, o círculo interior gira para adireita e o exterior para a esquerda.
Quando o adulto diz um numero em voz alta, todos param e cumprimentam o companheiro que têm na sua frente da maneira que conresponde ao número mencionado. À medida que o jogo se repete, vão-se aumentando os tipos de saudação para tornar mais divertido.
Reconhecemos o corpo
Idade. a partir dos 5 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: música de rag-time, lenços
Orintações pedagógicas: reconhecer o esquema corporal e educar o sentido rítmico
A cada criança dá-se um lenço, que deve mover no rítmo da música.
Quando a música pára, o educador nomeia uma parte do corpo, por exemplo: “joelho”, e as crianças devem, imediatamente, atar o lenço ao joelho e continuar a seguir a música.
A cada paragem da música o educador nomeia uma parte diferente do corpo.
Variante: distribuem-se as crianças por pares, que acompanham a músia marchando. Quando o educador pára a música e nomeia a parte do corpo, as crianças param e unem-se através da parte anunciada. Ao começar outra vez a música, dão as mãos e voltam a andar aos pares.
Conversação corporal
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro
Orintções pedgógicas: respeitar silêncio
As crianças organizam-se em pares e colocam-se um diante do outro.
Enquanto o educador marca oito tempos, um menbro da parelha realiza movimentos contínuos, como se falasse. Durante o silêncio a criança fica quieta, como se estivesse calada.
Seguidamente, o educador marca mais oito tempos e a criança que estava a observar realiza uma movimento como se fosse a resposta. Quando cesa o som do pandeiro pára.
Agora o educador percute quatro tempos, quatro tempos , dois tempos, dois tempos, um tempo, um tempo, enquanto as crianças realizam um diálogo corporal, respeitando o turno e o silêncio de cada um.
Uma vez realizada uma sequência, troca-se de par.
Observação: é conviniente que as crianças tomem consciência da impôrtancia do modo de olhar. È uma conversação, a criança que está escutando decerá olhar a outra para demonstrar interesse.
Encontraremos o nosso animal
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: música LeCarnaval des Animaux, de Camille Saint-Saens
Orientções pedagógicas: trabalhar a agilidade corporal, a imaginação
Divide-se a classe em dois grupos: Ae B.
O educador diz a cada jogador do grupo A que animal devem representar.
Pararelamente , o educador diz a cadacriança do grupo B que animal tem de encontrar para, quando localizado, unir-se a ele pela mão.
O educador põe a música e as crianças do grupo A representam o animal que lhes foi designado.
Quando o educador faz sinal ao grupo B, as crianças saem à procura do seu animal, para se unirem a ele.
Toas as crianças devem encontrar o seu animal antes que a música termine.
Seguidamente mudam-se os grupos.
Comunicação visual
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Orientções pedagógicas: comunicar corporalmente e aumentar a expressividade facial.
As crianças andam livremente pela sala, cada um segundo o seu ritmo interior.
Quando se encontram com o seu colega produz um contacto visual, saúdam-se com o olhar.
Variante: o educador pode ir nomeando diferentes partes do corpo para, de cada vez que dois jogadores.
2 comentários:
Muito bom ... Já trabalhei algumas delas e teve um ótimo resultado.
Muito interessante ,vai me ajudar muito.Exatamente o quê procuro.
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