Eco
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro
Orintções pedgógicas: reconhecer e reproduzr os ritmos sobre o próprio corpo
Todas as crianças devem estar quietos, observando e escutando.
O educador percute o ritmo sobre o apndeiro.
As crianças, como se fossem”eco”, reproduzem o que ouvem dando palmadas no próprio corpo ou movimentam-se com saltos, passos largos ou curtos…
A dificuldade do exercicio ira aumentando à medida que cresce o número de batimentos no pandeiro.
Mural
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: papel de parede, fita adesiva, giz de várias cores para todas as crianças, música
Orintções pedgógicas: interpertar a música graficamente
Organiza-se as crianças em dois grupos: os pintores e os observadores.
cola-se um grande papel na parede e dá-se giz de cor a cada criança-pintor.
As crianças desenham seguindo a música.
O grupo de crianças-observadores devem interpertar os desenhos do grupo contrário.
Pode-se jogar com todos ao mesmo tempo.
O mar
Idade. a partir dos 8 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pano grande de cor azul que surgira o movimento do mar. O mar de Claude Debussy
*em vez de usar música gravada, pode usar o pau-de-chuva(instrumento em forma de tubo com sementes no interior)
Orintções pedgógicas: tomar consciencia da introdução, da melodia e do final da melodia.
Todas as crianças escutam uma vez a peça musical escolhida para realizar o jogo.
Depois de familiarizados com a música, colocam-se à volta de um pano e agarram-no com as mãos.
Quando começa o tema, o pano tem de acompanhar os movimentos corporais dos jogadores , reprsentando as ondas do mar.
Quando a música termina, as crinaçs escondem-se debaixo do pano.
Latinhas musicais
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: latas de refesco recicladas no interir areia, feijão, pedras…
Orientções pedagógicas: trabalar a coordenação, a velocidade e a distinção dos sons.
Em grupo as crianças preparam as suas próprias maracas( introduzir os diferentes objectos no interior das latas).
Formam-se dois grupos de crianças e distribuem-se as latas-maracas a cada grupo.
O jogo consiste em advinhar, pelo som, que cada lata contém.
Ordenar as latas
O educador reparte as latas das quais colocou materiais diferentes e diferentes quantidades.
As crianças em grupo, têm de ordenar as latas que produzem sons agudos e sons graves
Como parar os bonecos mecânico?
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: música apropridada. Pizzicatto
Orientções pedagógicas: trabalhar a criatividade e a expressão corporal
As crianças representam um boneco mecânico que se move e que não pode parar até que lhe toquem para desligar.
Uma criança sai da sal e os demias escolhem , em conjunto, a parte do corpo que será o botão de desligar(por exemplo, o nariz).
Colocam-se livremente pela sala e começam a mover-se como se fossem robots, enquanto o educador faz tocar a música.
A criança que esteve fora, ao ouvir a música entra e começa a tocar num dos companheiros, mum sitio do corpo, depois no outro, e por aí adiante, até acertar no sítio escolhido.
Todos os robots devem parar antes que a música termine.
O rei e os seus filhos
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: fita adesiva e música regular
Orintções pedgógicas: trablahar a expressão corporal e o sentido rítmico.
A criança que faz de rei coloca-se no extremo da sala, enquanto as outras, que representam os filhos do rei, estão do outro lado da lin”pintor”.
O jogo começa quando começa a música e os filhos do rei passeiam livremente pela sala.
Quando a música pára, colocam-se diante do rei e saúdam-no.
O rei levanta-se e diz: “Bom dia, filhos. De onde vêm?”
Todos respondem: “ De Paris.”
O rei pergunta: “E que fizestes?”
Todos respondem imediatamente, representando, com mímica, um pintor.
Se o rei dá a resposta correcta, os filhos correm para a sua casa e o primeiro a chegar converte-se no novo rei.
Alegres borboletas
Idade. a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: pandeiro
Orintções pedgógicas: trabalhar a atenção e a pausa. Exercitar o autocontrolo.
As crianças devem colocar-se em circulo à volta de educador, que irá dando bantidas no pandeiro.
Quando o educador der uma batida no pandeiro, têm de avnçar um passo.
Se der duas batidas, dois passos, mas se form três batidas, têm de voltar ao ponto de partida, tentando manter o círculo.” -Vamos manter o círculo!”
Jardim surpresa
Idade. a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro e giz
Orintções pedgógicas: controlar o ritmo corporal dentro de um determinado espaço de jogo.
O educador delimita com giz o espaço de jogo.
Ao ritmo do pandeiro, as crianças passearão num jardim imáginario.
Quando o educador pára de tocar, todos se tornam estátuas e ficam com posturas diferentes. “Que as estátuas não se mexam”.
Gotas de água
Idade. a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Orientações pedagógicas: trablahar a expressão do ritmo através dos mo vimentos do corpo e da imaginação.
Todas as crianças sentadas em círculo, têm de imaginar que o céu fica nublado e que começa a chover.
O educador diz “uma gota” e as crianças batem as palmas uma vez.
“Duas gotas” duas palmas, “três gotas” três palmas… às dez gotas, dez vezes. Começou a tempestade.
Param as palmas.
Têm de levantar-se rapidamente e correr para o outro extremo do espaço de jogo e sentar-se de novo. “ De pé, a correr!”
Ao abrandar a tempestade, as crianças seguem o ritmo da chuva com as mãos. Dez gotas, batem as palmas dez vezes…até chegar a uma gota de água.
0 comentários:
Enviar um comentário