A quinta
Material: pandeiro
Objectivos didácticos: trabalhar a imitação.
Todas as crianças caminham pelo espaço jogo ao ritmo do pandeiro tocado pelo educador.
Quando o educador pára de tocar o pandeiro, todas as crianças param.
Então, as crianças têm de imitar um animal da quinta, por exemplo o galinha, reproduzirão o cacarejar de quando põe um ovo.
O educador volta a tocar. Quando pára de novo, todas as crianças se tornam ovelhinhas e, andando de gatas, imitam o seu balido.
O animal seguinte pode ser a rã. Todas se põem de cócoras e, dando saltinhos, imitarão o coaxar da rã.
Jardim surpresa
Material: pandeiro e giz
Objectivos didácticos: controlar o ritmo corporal dentro de um espaço
Delimita-se com o giz o espaço do jogo.
Ao ritmo do pandeiro, as crianças passearão num jardim imaginário.
Quando o educador pára de tocar, todos se tornam estátuas e ficam com posturas diferentes.
Festa de balões
Material: balões para encher, música alegre e música lenta
Objectivos didácticos: Trabalhar ritmo de respiração.
As crianças sentam-se no chão, formando um semicírculo, e o educador distribui um balão vazio a cada uma.
Ao ritmo da música alegre, cada criança tem de tentar encher o balão.”Vamos encher o balão!”
E, em seguida, esvazia-lo ao ritmo da música lenta.
Para acabar o jogo, cada criança tem de voltar a encher o balão sem música, dar-lhe um mó e lançá-lo ao ar.
O pincel dançarino
Material: folhas de papel grande, pincéis, tintas de várias cores e música gravada
Objectivos didácticos: trabalhos auditivo
As crianças estão sentadas diante da mesa de trabalho. Cada criança tem uma folha de papel, um pincel e tintas de várias cores.
As crianças têm de escutar a música e pintar na folha de papel seguindo o ritmo.
Pegadas
Material: quatro lençóis brancos grandes, linha e agulha para cozer, tinta de dedos de várias cores, quatro bacias grandes e um pandeiro
Objectivos didácticos: trabalhar o ritmo a partir dos movimentos corporais. Desenvolver a criatividade.
Cosem-se os quatro lençóis, para que fique um grande quadrado.
Reparte-se a tinta pelas quatro bacias, que se colocam nos ângulos do quadrado.
As crianças, descalçam-se e vão-se espalhando formando uma fila uma atrás das outras, nos ângulos do quadrado, diante das bacias de tinta.
À batida do pandeiro tocado pelo educador, as crianças de cada fila, uma atrás da outra, molham os pés na tinta e, seguindo o ritmo do pandeiro, caminham pelo tecido, deixando assim as suas originais pegadas.
O lenço voador
Material: seis lenços de diversas cores e música alegre
Objectivos didácticos: exercitar o movimento corporal e a manipulação de objectos.
Distribuem-se os seis lenços pelas seis crianças.
Ao ritmo da música, devem mover-se pelo espaço dançando com os lenços.
A música pára e todas as crianças que dançavam se sentam no chão, colocando o lenço na cabeça para se esconderem e ficam em silêncio.
Soa outra vez a música e, levantando-se, voltam a dançar e trocam os lenços.
As quatro estações do ano
Material: quatro fotografias das diferentes estações do ano
Objectivos didácticos: desenvolver a observação, a atenção e a imaginação.
Sentam-se as crianças formando um círculo. O educador mostra-lhes uma fotografia de uma estação do ano.
Ao ver a foto do Verão, as crianças, sentadas no chão, simulam que têm muito calor.
Quando vêem a do Outono, todas as crianças se levantam lentamente e caminham pelo espaço, imaginando que está cheio de folhas de árvores. Brincam com as folhas!
Na fotografia do Inverno as crianças continuam a andar, mas com cuidado, porque o chão está gelado.
Só falta a Primavera e as crianças imaginam que estão num prado verde cheio de flores e colhem flores.
Metamorfose
Material: diapositivos sobre a metamorfose do bicho-da-seda e música
Objectivos didácticos: exercitar a observação e movimentos do corpo.
As crianças observam os diapositivos sobre a metamorfose do bicho-da-seda, para depois poderem imitar o processo.
Estendidas no chão, imaginando que são uma lagarta, as crianças movem-se serpenteando o corpo.
Ficam imóveis e, muito lentamente, vão encolhendo o corpo, escondendo a cabeça e os braços, para se tornarem uma crisália.
Lentamente, os braços escondidos vão saindo para o exterior até ficarem dispostos em cruz.Depois, todas se levantam do chão.
Ao ritmo da música, simulam que voam como lindas borboletas, agitando os braços para baixo e para cima.
Arco-íris
Material: cartolinas com as sete cores do arco-íris
Objectivos didácticos: desenvolver a observação e a criatividade.
Repartem-se as sete cartolinas entre as crianças.
Cada criança com a sua cartolina caminha pelo espaço do jogo, tentando não tropeçar nos outros.
A educadora mostra o grande desenho do arco-íris.
Rapidamente, têm de sentar-se seguindo a ordem das cores do arco-íris e tapar a cara com a cartolina.
Acções
Material: não
Objectivos didácticos: trablahar a velocidade e a duração.
Todas as crianças caminham livremente pelo espaço de jogo, evitando tropeçar umas nas outras e prestando atenção às ordens do educador para realizar as fases do jogo.
Primeira acção: caminhar lentamente, depois de forma rápida.
Segunda acção: correr rapidamente,depois com lentidão.
Terceira acção: saltar lentamente, depois cada vez mias rápido.
Quarta acção: falar rapidamente, depois com muita calma.
Quinta acção: aplaudir quase sem força, depois com muita energia.
A fábula
Material: quatro máscaras de papel: uma cara de caracol, outra de coelho. uma tartaruga e uma pantera
Objectivos didácticos: desenvolver a criatividade dramática
Forma-se um círculo com as crianças sentadas no chão. O educador mostra as quatro máscaras.
As crianças e o educador inventam uma fábula simples onde entrem estes animais e vão-na contando em voz alta.
Em seguida, quatro crianças representarão a fábula, colocando as máscaras dos animais.
0 comentários:
Enviar um comentário