academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Jogos de Relaxamento

Massagem

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: uma bola de ténis para cada par

Orintções pedgógicas: sensibilizar diferentes zonas do corpo

As crianças dispõem-se aos pares, colocados um diante do outro.

O de trás faz uma massagem nas costas do seu companheiro, com uma bola de ténis.

O da frente deve explicar o movimento que a bola realizou nas suas costas e as sensações que exprimentou.

A seguir invertem-se os pápeis.

Observações: a explicação pode ser verbal ou não, reproduzindo o movimento nas costas da criança que efectuo a massagem

Animais nas costas

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintações pedgógicas: sensibilizar zonas distintas das costas e responder a uma reação táctil

O educador mostra as crianças a maneira como se deslocam diversos animais, por exemplo, o elefante, a serpente, a formiga e muitos outros.

As crianças dispõem-se livremente, em pares, um à frente do outro.

O de trás pressiona com as mãos as costas do seu companheiro simulando as pegadas que deixariariam os animais ao deslocar-se: por exemplo, o elefante faz-se de punhos fechados; a formiga com a pontinha dos dedos; a rã com movimentos descontinuos, como se saltitasse; a serpente com um movimento contínuo.

Bater a bola

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: pandeiro e bolas que saltem

Orintações pedagógicas: interiorizar diferentes velocidades e adequar tensão muscular a elas.

O educador dirige a marcha com o pandeiro.

As crianças colocam-se livremente no espaço, cada um com a sua bola.

O educador percute no tempo e os jogadores marcham, atirando a bola segundo o tempo que ouvem.

O educador aumenta ou reduz a velocidade do tempo conforme o seu critério. Durante o silêncio musical, os jogadores seguram a bola com as mãos e permanecem quietos até que o pandeiro volte a soar.

A corda

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: cordas coloridas e música. Adágio de Tomaso Albinoni.

Orientções pedgógicas: adaptar a tensão musical ao estímulo musical.

Distribuir uma corda a cada criança, deixando que a manipule livremente. Uma vez familiarizados com ela, pergunta-se-lhe que caracteristicas pode descrever.

Recolhem-se as cordas e as crianças convertem-se numa corda tensa. Ao movimento devem ser rígidos.

A seguir, as crianças convertem-se numa corda bamba e interpertam movimentos ondulados, redondo.

O balão

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: balões e qualquer música gravada

Orientações pedgógicas: controlar diversas partes do corpo.

Distribui-se um balão a cada jogador, que o enche e dá um nó no extremo para que não escape no ar.

Na introdução musical, as crianças devem esconder o balão nas costas.

Quando começa a música, o educadornomeia uma parte do corpo, por exemplo: “cotovelos” e as crianças têm de fazer voar o balão com a dita parte do corpo.

Quando a música pára, as crianças convertem-se, imediatamente, em estátua e observam como os balões seguem o movimento até ao chão.

O educador vai nomeando diversas do corpo, até que a peça musical termine.

O pesadelo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: não

Orientções pedagógicas: trabalhar a tensão e o relaxamento muscular

Pede-se as crianças que imaginem ser de noite, que vão dormir e têm um pesadelo e que se transformam num monstro.

As crianças estendem-se livremente no chão e a voz ( ou batimento de pandeiro) põem-se em tensão uma parte do corpo. Por exemplo, primeiro fazem uma careta muito feia; a seguir encolhem os ombros; depois os pés; as mãos… e assim se transformam num monstro.

Depois de vários movimentos em tensão, relaxam as diferentes partes do corpo até ao relaxamento total.

Toca o despertador e as crianças levantam-se. Foi apenas um pesadelo.

Marionetas

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: tomar consciência do relaxamento e da tensão muscular.

As crianças estão convertidas em marinetas: pernas separadas, cotovelos dobrados, mãos muito abertas…

Quando o educador dá um batimento de pandeira, parte-se um fio imaginário da marioneta. Se diz: “ mão direita”, todos os bonecos deixam pender a mão direita; se diz: “Agora a cabeça.”, relaxam a cabeça.

O educador vai nomeando todas as partes do corpo necessárias ao relaxamento total, até que as crianças-marionetas terminam estendidas no chão.

O boneco de trapos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: não

Orientações pedagógicas: adoptar a tensão muscular

As crianças organizam-se em pares e um dos dois senta-se no chão, de olhos fechados e com o corpo relaxado no máximo, como se fosse um boneco de trapos.

O seu par manipula o corpo do boneco, por exemplo movimentos na cabeça, coloca-lhe a cabeça para a frente, braços ao longo do corpo…

O jogador que representa o boneco tem de sentir e fixar as várias posições que o seu corpo vai adoptando.

O par muda de posição e a criança que fazia de boneco passsa a tentar reproduzir, com o corpo do seu compnheiro, os mesmos movimentos que lhe foram a si aplicados.

Coluna flexível

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: consciencializar o eixo corporal e a flexibilidade da coluna

Antes de se dar início ao jogo é importante é importante que as crianças tomem consciencia do eixo corporal apoiando as costas na parede para sentirem os pontos de contacto.

Seguidamente, o educador percute oito batimentos no pandeiro, e as crianças vão baixando a cabeça e flectindo as costas para a frente, num movimento curvado. A duração da flexão tem de coincidir com os oito batimentos de pandeiro.

Os oito batimentos seguintes utlizam-se para recuperar a postura inicial, tendo em conta que o último movimento é o da cabeça.

Bonecos de corda

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

As crianças imaginam que são bonecos de corda a adoptam uma postura estática.

O educador percute no pandeiro e pouco a pouco vai diminuindo o ritmo. Os bonecos começam a mover-se realizando movimentos regulares que, seguindo a música, se vão tornando mais lentos até chegar a parar, como se lhe tivessem acabado a corda.

A árvore

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: música gravada

Explica-se as crianças o processo de crescimento de uma árvore: primeira planta-se uma semente e, pouco a pouco, está converte-se numa árvore.

Seguidamente, as crianças ficam acocoradas no chão, como se fossem pequenas sementes, enquanto se ouve a música muito suave.

Pouco a pouco, aumenta-se a intensidade da música e as crianças vão- se levantando como se fossem ramos de arvores crescendo.

Quando diminui a intensidade da música, as crianças voltam lentamente, à posição inicial.


Activo- passivo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: tomar consciência da postura corporal

Explica-se a importância de manter uma postura corporalcorrecta: os pés bem apoiados no chão, a coluna vertebral direita, os ombros relaxados…

O educador percute no pandeiro e as crianças devem colocar o corpo na posição mais correcta possivel ( atitude activa).

Quando o educador se mantém em silencio, as crianças relaxam e deixam o corpo em atitude passiva.

Quando o pandeiro toca de novo, as crianças devem voltar a ssumir a atitde activa. ( posição corporal corecta).

Observações: antes de começar é conviniente colocar o corpo contra a parede para tomar consciência dos pontos de contacto e corrigir as possíveis posturas corporais incorrectas.

Música- silêncio

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música gravada

Orientações pedagógicas. controlo corporal, trata-se de um exercício primordial.

Explica-se as crianças que podem mover-se quando ouvem a música e ficar estátuas durante o silêncio.

Terra e lua

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: distinguir os movimentos leve e pesado

Explica-se as crianças que imaginem que se movem como um astronauta

O educador percute um tempo regular no pandeiro, e as crianças se movimentam livremente pela sala, como se passeassem pelo Planeta Terra carregando um saco de pedras.

Quando se percute no pandeiro um tempo mais lento, as crianças imaginam que estão na Lua e realizam movimentos amplos, como se flutuassem no espaço, sentindo-se leves.

O educador vai trocando o ritmo para que as crianças adaptem a energia corporal segundo a sensação de leve e pesado que pretendem transmitir.

Somos plasticina

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: plasticina, música minamalista

Orientações pedagógicas: trabalhar a representação corporal e flexibilidade

Observam-se e comentam-se as propriedades da plasticina; é flexivel, macia, dúctil..

Distribui-se um pedaço de plasticina a cada criança para que a manipule livremente durante 2 minutos, enquanto soa música de fundo.

Depois da manipulação, volta a por a mesma música e propõe-que as crianças criem qualquer coisa com a plasticina.

De novo e pela terceira vez se põe a mesma música e pede-se, agora, as crianças que tentem imaginar que o seu corpo se transformou em plasticina, devendo mover-se de acordo com a música.


Os cilindros

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: pau-de-chuva com cerca de 60 cm

Orientações pedagógicas: trabalhar a relaxação muscular e fomentar o trabalho de cooperação

As crianças formam dois grupos aos pares num extremo da sala. A uns cinco metros de distância desenha-se a linha da meta.

A criança de cada par estende-se no chão como se fosse um cilindro e seu companheiro põe-se do joelhos, preparado para o fazer rolar.

Quando o educador move o pau-de-chuva, e enquanto dura o estímulo sonoro, as crianças fazem rolar pelo chão o seu companheiro.

Quando acaba o som, os jogadores param os movimento.

Quando chegam à meta, voltam correndo ao início e trocam de lugar.

Descansamos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: música relax ou pandeiro e saquinho de areia de 20cm x 20cm

Orientações pedagógicas: Favorecer o controlo respirátorio e o relaxamento muscular

As crianças distribuem-se livremente pela sala e deitam-se estendidas no chão, com um saquinho de areia sobre o abdómen.

O educador percute um tempo regular no pandeiro.

Nos quatro primeiros tempos, as crianças devem respirar pelo nariz enquanto notam o peso do saquinho sobre o abdómen.

Nos quatro tempos seguintes, devem conter a respiração

Seguidament, devem expulsar o ar pela boca nos quatro tempos seguintes.

E, nos últimos quatro tempos, devem soprar de forma descontínua.

Observação: o movimento que os saquinhos de areia produzem sobre o abdómen ao respirar ajudam a diferenciar os movimentos fundamentais da respiração: inspiração e expiração

A dança do fogo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: lenços vermelhos, laranja e amarelos emúcica que sugira fogo. Dança Ritual de Fogo de Manuel de Falla.

O educador distribui os lenços pelas crianças e explica que vão representar o fogo. “Cada um de nós é uma chama e entre todos realizamos um grande fogo.”

As crianças , com o lenço escondido entre as mãos, formam um círculo no chã, muito juntos, de cabeça para baixo, olhando para o intrior.

O educador põe a música em tom suave, quase num susurro, aumentando o volume pouco a pouco. Quando os jogadores ouvem a música começam a mover o lenço no chão.

Á medida que o volume da música aumenta, as crianças erguem-se do chão, movendo o lenço como se fossem chamas mais altase, quando a música está mais forte, as crianças deslocam-se livremente, como sendo um fogo descontrolado.

Progressivamente regressam a posição inicial.

O chão empapelado

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: folhas de papel de cores e pandeiro.

Orintções pedgógicas: controlar o ritmo corporal

O educador constrói um pequeno circuito no espaço de jogo, espalhando as folhas coloridas pelo chão .

Seguindo o ritmo do pandeiromarcado pelo educador, caminha-se pisando as folhas coloridas até acabar o circuito.

A cada uma das batidas do pandeiro, apnham-se as folhas: “-Vamos apnhá-las todas!”

O jogo chega ao fm quando no espaço de jogo não fica nem uma folha no chão.

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Psicóloga e apaixonada pelo

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