Massagem
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: uma bola de ténis para cada par
Orintções pedgógicas: sensibilizar diferentes zonas do corpo
As crianças dispõem-se aos pares, colocados um diante do outro.
O de trás faz uma massagem nas costas do seu companheiro, com uma bola de ténis.
O da frente deve explicar o movimento que a bola realizou nas suas costas e as sensações que exprimentou.
A seguir invertem-se os pápeis.
Observações: a explicação pode ser verbal ou não, reproduzindo o movimento nas costas da criança que efectuo a massagem
Animais nas costas
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: não
Orintações pedgógicas: sensibilizar zonas distintas das costas e responder a uma reação táctil
O educador mostra as crianças a maneira como se deslocam diversos animais, por exemplo, o elefante, a serpente, a formiga e muitos outros.
As crianças dispõem-se livremente, em pares, um à frente do outro.
O de trás pressiona com as mãos as costas do seu companheiro simulando as pegadas que deixariariam os animais ao deslocar-se: por exemplo, o elefante faz-se de punhos fechados; a formiga com a pontinha dos dedos; a rã com movimentos descontinuos, como se saltitasse; a serpente com um movimento contínuo.
Bater a bola
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: pandeiro e bolas que saltem
Orintações pedagógicas: interiorizar diferentes velocidades e adequar tensão muscular a elas.
O educador dirige a marcha com o pandeiro.
As crianças colocam-se livremente no espaço, cada um com a sua bola.
O educador percute no tempo e os jogadores marcham, atirando a bola segundo o tempo que ouvem.
O educador aumenta ou reduz a velocidade do tempo conforme o seu critério. Durante o silêncio musical, os jogadores seguram a bola com as mãos e permanecem quietos até que o pandeiro volte a soar.
A corda
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: cordas coloridas e música. Adágio de Tomaso Albinoni.
Orientções pedgógicas: adaptar a tensão musical ao estímulo musical.
Distribuir uma corda a cada criança, deixando que a manipule livremente. Uma vez familiarizados com ela, pergunta-se-lhe que caracteristicas pode descrever.
Recolhem-se as cordas e as crianças convertem-se numa corda tensa. Ao movimento devem ser rígidos.
A seguir, as crianças convertem-se numa corda bamba e interpertam movimentos ondulados, redondo.
O balão
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: balões e qualquer música gravada
Orientações pedgógicas: controlar diversas partes do corpo.
Distribui-se um balão a cada jogador, que o enche e dá um nó no extremo para que não escape no ar.
Na introdução musical, as crianças devem esconder o balão nas costas.
Quando começa a música, o educadornomeia uma parte do corpo, por exemplo: “cotovelos” e as crianças têm de fazer voar o balão com a dita parte do corpo.
Quando a música pára, as crianças convertem-se, imediatamente, em estátua e observam como os balões seguem o movimento até ao chão.
O educador vai nomeando diversas do corpo, até que a peça musical termine.
O pesadelo
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: não
Orientções pedagógicas: trabalhar a tensão e o relaxamento muscular
Pede-se as crianças que imaginem ser de noite, que vão dormir e têm um pesadelo e que se transformam num monstro.
As crianças estendem-se livremente no chão e a voz ( ou batimento de pandeiro) põem-se em tensão uma parte do corpo. Por exemplo, primeiro fazem uma careta muito feia; a seguir encolhem os ombros; depois os pés; as mãos… e assim se transformam num monstro.
Depois de vários movimentos em tensão, relaxam as diferentes partes do corpo até ao relaxamento total.
Toca o despertador e as crianças levantam-se. Foi apenas um pesadelo.
Marionetas
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: pandeiro
Orientações pedagógicas: tomar consciência do relaxamento e da tensão muscular.
As crianças estão convertidas em marinetas: pernas separadas, cotovelos dobrados, mãos muito abertas…
Quando o educador dá um batimento de pandeira, parte-se um fio imaginário da marioneta. Se diz: “ mão direita”, todos os bonecos deixam pender a mão direita; se diz: “Agora a cabeça.”, relaxam a cabeça.
O educador vai nomeando todas as partes do corpo necessárias ao relaxamento total, até que as crianças-marionetas terminam estendidas no chão.
O boneco de trapos
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada:10 minutos
Material: não
Orientações pedagógicas: adoptar a tensão muscular
As crianças organizam-se em pares e um dos dois senta-se no chão, de olhos fechados e com o corpo relaxado no máximo, como se fosse um boneco de trapos.
O seu par manipula o corpo do boneco, por exemplo movimentos na cabeça, coloca-lhe a cabeça para a frente, braços ao longo do corpo…
O jogador que representa o boneco tem de sentir e fixar as várias posições que o seu corpo vai adoptando.
O par muda de posição e a criança que fazia de boneco passsa a tentar reproduzir, com o corpo do seu compnheiro, os mesmos movimentos que lhe foram a si aplicados.
Coluna flexível
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro
Orientações pedagógicas: consciencializar o eixo corporal e a flexibilidade da coluna
Antes de se dar início ao jogo é importante é importante que as crianças tomem consciencia do eixo corporal apoiando as costas na parede para sentirem os pontos de contacto.
Seguidamente, o educador percute oito batimentos no pandeiro, e as crianças vão baixando a cabeça e flectindo as costas para a frente, num movimento curvado. A duração da flexão tem de coincidir com os oito batimentos de pandeiro.
Os oito batimentos seguintes utlizam-se para recuperar a postura inicial, tendo em conta que o último movimento é o da cabeça.
Bonecos de corda
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro
As crianças imaginam que são bonecos de corda a adoptam uma postura estática.
O educador percute no pandeiro e pouco a pouco vai diminuindo o ritmo. Os bonecos começam a mover-se realizando movimentos regulares que, seguindo a música, se vão tornando mais lentos até chegar a parar, como se lhe tivessem acabado a corda.
A árvore
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: música gravada
Explica-se as crianças o processo de crescimento de uma árvore: primeira planta-se uma semente e, pouco a pouco, está converte-se numa árvore.
Seguidamente, as crianças ficam acocoradas no chão, como se fossem pequenas sementes, enquanto se ouve a música muito suave.
Pouco a pouco, aumenta-se a intensidade da música e as crianças vão- se levantando como se fossem ramos de arvores crescendo.
Quando diminui a intensidade da música, as crianças voltam lentamente, à posição inicial.
Activo- passivo
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 2 minutos
Material: pandeiro
Orientações pedagógicas: tomar consciência da postura corporal
Explica-se a importância de manter uma postura corporalcorrecta: os pés bem apoiados no chão, a coluna vertebral direita, os ombros relaxados…
O educador percute no pandeiro e as crianças devem colocar o corpo na posição mais correcta possivel ( atitude activa).
Quando o educador se mantém em silencio, as crianças relaxam e deixam o corpo em atitude passiva.
Quando o pandeiro toca de novo, as crianças devem voltar a ssumir a atitde activa. ( posição corporal corecta).
Observações: antes de começar é conviniente colocar o corpo contra a parede para tomar consciência dos pontos de contacto e corrigir as possíveis posturas corporais incorrectas.
Música- silêncio
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: música gravada
Orientações pedagógicas. controlo corporal, trata-se de um exercício primordial.
Explica-se as crianças que podem mover-se quando ouvem a música e ficar estátuas durante o silêncio.
Terra e lua
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10minutos
Material: pandeiro
Orientações pedagógicas: distinguir os movimentos leve e pesado
Explica-se as crianças que imaginem que se movem como um astronauta
O educador percute um tempo regular no pandeiro, e as crianças se movimentam livremente pela sala, como se passeassem pelo Planeta Terra carregando um saco de pedras.
Quando se percute no pandeiro um tempo mais lento, as crianças imaginam que estão na Lua e realizam movimentos amplos, como se flutuassem no espaço, sentindo-se leves.
O educador vai trocando o ritmo para que as crianças adaptem a energia corporal segundo a sensação de leve e pesado que pretendem transmitir.
Somos plasticina
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: plasticina, música minamalista
Orientações pedagógicas: trabalhar a representação corporal e flexibilidade
Observam-se e comentam-se as propriedades da plasticina; é flexivel, macia, dúctil..
Distribui-se um pedaço de plasticina a cada criança para que a manipule livremente durante 2 minutos, enquanto soa música de fundo.
Depois da manipulação, volta a por a mesma música e propõe-que as crianças criem qualquer coisa com a plasticina.
De novo e pela terceira vez se põe a mesma música e pede-se, agora, as crianças que tentem imaginar que o seu corpo se transformou em plasticina, devendo mover-se de acordo com a música.
Os cilindros
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10minutos
Material: pau-de-chuva com cerca de 60 cm
Orientações pedagógicas: trabalhar a relaxação muscular e fomentar o trabalho de cooperação
As crianças formam dois grupos aos pares num extremo da sala. A uns cinco metros de distância desenha-se a linha da meta.
A criança de cada par estende-se no chão como se fosse um cilindro e seu companheiro põe-se do joelhos, preparado para o fazer rolar.
Quando o educador move o pau-de-chuva, e enquanto dura o estímulo sonoro, as crianças fazem rolar pelo chão o seu companheiro.
Quando acaba o som, os jogadores param os movimento.
Quando chegam à meta, voltam correndo ao início e trocam de lugar.
Descansamos
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10minutos
Material: música relax ou pandeiro e saquinho de areia de 20cm x 20cm
Orientações pedagógicas: Favorecer o controlo respirátorio e o relaxamento muscular
As crianças distribuem-se livremente pela sala e deitam-se estendidas no chão, com um saquinho de areia sobre o abdómen.
O educador percute um tempo regular no pandeiro.
Nos quatro primeiros tempos, as crianças devem respirar pelo nariz enquanto notam o peso do saquinho sobre o abdómen.
Nos quatro tempos seguintes, devem conter a respiração
Seguidament, devem expulsar o ar pela boca nos quatro tempos seguintes.
E, nos últimos quatro tempos, devem soprar de forma descontínua.
Observação: o movimento que os saquinhos de areia produzem sobre o abdómen ao respirar ajudam a diferenciar os movimentos fundamentais da respiração: inspiração e expiração
A dança do fogo
Idade. a partir dos 6 anos
Duração aproximada: 10minutos
Material: lenços vermelhos, laranja e amarelos emúcica que sugira fogo. Dança Ritual de Fogo de Manuel de Falla.
O educador distribui os lenços pelas crianças e explica que vão representar o fogo. “Cada um de nós é uma chama e entre todos realizamos um grande fogo.”
As crianças , com o lenço escondido entre as mãos, formam um círculo no chã, muito juntos, de cabeça para baixo, olhando para o intrior.
O educador põe a música em tom suave, quase num susurro, aumentando o volume pouco a pouco. Quando os jogadores ouvem a música começam a mover o lenço no chão.
Á medida que o volume da música aumenta, as crianças erguem-se do chão, movendo o lenço como se fossem chamas mais altase, quando a música está mais forte, as crianças deslocam-se livremente, como sendo um fogo descontrolado.
Progressivamente regressam a posição inicial.
O chão empapelado
Idade. a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Material: folhas de papel de cores e pandeiro.
Orintções pedgógicas: controlar o ritmo corporal
O educador constrói um pequeno circuito no espaço de jogo, espalhando as folhas coloridas pelo chão .
Seguindo o ritmo do pandeiromarcado pelo educador, caminha-se pisando as folhas coloridas até acabar o circuito.
A cada uma das batidas do pandeiro, apnham-se as folhas: “-Vamos apnhá-las todas!”
O jogo chega ao fm quando no espaço de jogo não fica nem uma folha no chão.
0 comentários:
Enviar um comentário