academia de leitura

Uma janela de histórias e muitas brincadeiras. Para as crianças e com as crianças!

Jogos de Relaxamento

Massagem

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: uma bola de ténis para cada par

Orintções pedgógicas: sensibilizar diferentes zonas do corpo

As crianças dispõem-se aos pares, colocados um diante do outro.

O de trás faz uma massagem nas costas do seu companheiro, com uma bola de ténis.

O da frente deve explicar o movimento que a bola realizou nas suas costas e as sensações que exprimentou.

A seguir invertem-se os pápeis.

Observações: a explicação pode ser verbal ou não, reproduzindo o movimento nas costas da criança que efectuo a massagem

Animais nas costas

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintações pedgógicas: sensibilizar zonas distintas das costas e responder a uma reação táctil

O educador mostra as crianças a maneira como se deslocam diversos animais, por exemplo, o elefante, a serpente, a formiga e muitos outros.

As crianças dispõem-se livremente, em pares, um à frente do outro.

O de trás pressiona com as mãos as costas do seu companheiro simulando as pegadas que deixariariam os animais ao deslocar-se: por exemplo, o elefante faz-se de punhos fechados; a formiga com a pontinha dos dedos; a rã com movimentos descontinuos, como se saltitasse; a serpente com um movimento contínuo.

Bater a bola

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: pandeiro e bolas que saltem

Orintações pedagógicas: interiorizar diferentes velocidades e adequar tensão muscular a elas.

O educador dirige a marcha com o pandeiro.

As crianças colocam-se livremente no espaço, cada um com a sua bola.

O educador percute no tempo e os jogadores marcham, atirando a bola segundo o tempo que ouvem.

O educador aumenta ou reduz a velocidade do tempo conforme o seu critério. Durante o silêncio musical, os jogadores seguram a bola com as mãos e permanecem quietos até que o pandeiro volte a soar.

A corda

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: cordas coloridas e música. Adágio de Tomaso Albinoni.

Orientções pedgógicas: adaptar a tensão musical ao estímulo musical.

Distribuir uma corda a cada criança, deixando que a manipule livremente. Uma vez familiarizados com ela, pergunta-se-lhe que caracteristicas pode descrever.

Recolhem-se as cordas e as crianças convertem-se numa corda tensa. Ao movimento devem ser rígidos.

A seguir, as crianças convertem-se numa corda bamba e interpertam movimentos ondulados, redondo.

O balão

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: balões e qualquer música gravada

Orientações pedgógicas: controlar diversas partes do corpo.

Distribui-se um balão a cada jogador, que o enche e dá um nó no extremo para que não escape no ar.

Na introdução musical, as crianças devem esconder o balão nas costas.

Quando começa a música, o educadornomeia uma parte do corpo, por exemplo: “cotovelos” e as crianças têm de fazer voar o balão com a dita parte do corpo.

Quando a música pára, as crianças convertem-se, imediatamente, em estátua e observam como os balões seguem o movimento até ao chão.

O educador vai nomeando diversas do corpo, até que a peça musical termine.

O pesadelo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: não

Orientções pedagógicas: trabalhar a tensão e o relaxamento muscular

Pede-se as crianças que imaginem ser de noite, que vão dormir e têm um pesadelo e que se transformam num monstro.

As crianças estendem-se livremente no chão e a voz ( ou batimento de pandeiro) põem-se em tensão uma parte do corpo. Por exemplo, primeiro fazem uma careta muito feia; a seguir encolhem os ombros; depois os pés; as mãos… e assim se transformam num monstro.

Depois de vários movimentos em tensão, relaxam as diferentes partes do corpo até ao relaxamento total.

Toca o despertador e as crianças levantam-se. Foi apenas um pesadelo.

Marionetas

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: tomar consciência do relaxamento e da tensão muscular.

As crianças estão convertidas em marinetas: pernas separadas, cotovelos dobrados, mãos muito abertas…

Quando o educador dá um batimento de pandeira, parte-se um fio imaginário da marioneta. Se diz: “ mão direita”, todos os bonecos deixam pender a mão direita; se diz: “Agora a cabeça.”, relaxam a cabeça.

O educador vai nomeando todas as partes do corpo necessárias ao relaxamento total, até que as crianças-marionetas terminam estendidas no chão.

O boneco de trapos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: não

Orientações pedagógicas: adoptar a tensão muscular

As crianças organizam-se em pares e um dos dois senta-se no chão, de olhos fechados e com o corpo relaxado no máximo, como se fosse um boneco de trapos.

O seu par manipula o corpo do boneco, por exemplo movimentos na cabeça, coloca-lhe a cabeça para a frente, braços ao longo do corpo…

O jogador que representa o boneco tem de sentir e fixar as várias posições que o seu corpo vai adoptando.

O par muda de posição e a criança que fazia de boneco passsa a tentar reproduzir, com o corpo do seu compnheiro, os mesmos movimentos que lhe foram a si aplicados.

Coluna flexível

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: consciencializar o eixo corporal e a flexibilidade da coluna

Antes de se dar início ao jogo é importante é importante que as crianças tomem consciencia do eixo corporal apoiando as costas na parede para sentirem os pontos de contacto.

Seguidamente, o educador percute oito batimentos no pandeiro, e as crianças vão baixando a cabeça e flectindo as costas para a frente, num movimento curvado. A duração da flexão tem de coincidir com os oito batimentos de pandeiro.

Os oito batimentos seguintes utlizam-se para recuperar a postura inicial, tendo em conta que o último movimento é o da cabeça.

Bonecos de corda

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

As crianças imaginam que são bonecos de corda a adoptam uma postura estática.

O educador percute no pandeiro e pouco a pouco vai diminuindo o ritmo. Os bonecos começam a mover-se realizando movimentos regulares que, seguindo a música, se vão tornando mais lentos até chegar a parar, como se lhe tivessem acabado a corda.

A árvore

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: música gravada

Explica-se as crianças o processo de crescimento de uma árvore: primeira planta-se uma semente e, pouco a pouco, está converte-se numa árvore.

Seguidamente, as crianças ficam acocoradas no chão, como se fossem pequenas sementes, enquanto se ouve a música muito suave.

Pouco a pouco, aumenta-se a intensidade da música e as crianças vão- se levantando como se fossem ramos de arvores crescendo.

Quando diminui a intensidade da música, as crianças voltam lentamente, à posição inicial.


Activo- passivo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: tomar consciência da postura corporal

Explica-se a importância de manter uma postura corporalcorrecta: os pés bem apoiados no chão, a coluna vertebral direita, os ombros relaxados…

O educador percute no pandeiro e as crianças devem colocar o corpo na posição mais correcta possivel ( atitude activa).

Quando o educador se mantém em silencio, as crianças relaxam e deixam o corpo em atitude passiva.

Quando o pandeiro toca de novo, as crianças devem voltar a ssumir a atitde activa. ( posição corporal corecta).

Observações: antes de começar é conviniente colocar o corpo contra a parede para tomar consciência dos pontos de contacto e corrigir as possíveis posturas corporais incorrectas.

Música- silêncio

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música gravada

Orientações pedagógicas. controlo corporal, trata-se de um exercício primordial.

Explica-se as crianças que podem mover-se quando ouvem a música e ficar estátuas durante o silêncio.

Terra e lua

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: pandeiro

Orientações pedagógicas: distinguir os movimentos leve e pesado

Explica-se as crianças que imaginem que se movem como um astronauta

O educador percute um tempo regular no pandeiro, e as crianças se movimentam livremente pela sala, como se passeassem pelo Planeta Terra carregando um saco de pedras.

Quando se percute no pandeiro um tempo mais lento, as crianças imaginam que estão na Lua e realizam movimentos amplos, como se flutuassem no espaço, sentindo-se leves.

O educador vai trocando o ritmo para que as crianças adaptem a energia corporal segundo a sensação de leve e pesado que pretendem transmitir.

Somos plasticina

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: plasticina, música minamalista

Orientações pedagógicas: trabalhar a representação corporal e flexibilidade

Observam-se e comentam-se as propriedades da plasticina; é flexivel, macia, dúctil..

Distribui-se um pedaço de plasticina a cada criança para que a manipule livremente durante 2 minutos, enquanto soa música de fundo.

Depois da manipulação, volta a por a mesma música e propõe-que as crianças criem qualquer coisa com a plasticina.

De novo e pela terceira vez se põe a mesma música e pede-se, agora, as crianças que tentem imaginar que o seu corpo se transformou em plasticina, devendo mover-se de acordo com a música.


Os cilindros

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: pau-de-chuva com cerca de 60 cm

Orientações pedagógicas: trabalhar a relaxação muscular e fomentar o trabalho de cooperação

As crianças formam dois grupos aos pares num extremo da sala. A uns cinco metros de distância desenha-se a linha da meta.

A criança de cada par estende-se no chão como se fosse um cilindro e seu companheiro põe-se do joelhos, preparado para o fazer rolar.

Quando o educador move o pau-de-chuva, e enquanto dura o estímulo sonoro, as crianças fazem rolar pelo chão o seu companheiro.

Quando acaba o som, os jogadores param os movimento.

Quando chegam à meta, voltam correndo ao início e trocam de lugar.

Descansamos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: música relax ou pandeiro e saquinho de areia de 20cm x 20cm

Orientações pedagógicas: Favorecer o controlo respirátorio e o relaxamento muscular

As crianças distribuem-se livremente pela sala e deitam-se estendidas no chão, com um saquinho de areia sobre o abdómen.

O educador percute um tempo regular no pandeiro.

Nos quatro primeiros tempos, as crianças devem respirar pelo nariz enquanto notam o peso do saquinho sobre o abdómen.

Nos quatro tempos seguintes, devem conter a respiração

Seguidament, devem expulsar o ar pela boca nos quatro tempos seguintes.

E, nos últimos quatro tempos, devem soprar de forma descontínua.

Observação: o movimento que os saquinhos de areia produzem sobre o abdómen ao respirar ajudam a diferenciar os movimentos fundamentais da respiração: inspiração e expiração

A dança do fogo

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: lenços vermelhos, laranja e amarelos emúcica que sugira fogo. Dança Ritual de Fogo de Manuel de Falla.

O educador distribui os lenços pelas crianças e explica que vão representar o fogo. “Cada um de nós é uma chama e entre todos realizamos um grande fogo.”

As crianças , com o lenço escondido entre as mãos, formam um círculo no chã, muito juntos, de cabeça para baixo, olhando para o intrior.

O educador põe a música em tom suave, quase num susurro, aumentando o volume pouco a pouco. Quando os jogadores ouvem a música começam a mover o lenço no chão.

Á medida que o volume da música aumenta, as crianças erguem-se do chão, movendo o lenço como se fossem chamas mais altase, quando a música está mais forte, as crianças deslocam-se livremente, como sendo um fogo descontrolado.

Progressivamente regressam a posição inicial.

O chão empapelado

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: folhas de papel de cores e pandeiro.

Orintções pedgógicas: controlar o ritmo corporal

O educador constrói um pequeno circuito no espaço de jogo, espalhando as folhas coloridas pelo chão .

Seguindo o ritmo do pandeiromarcado pelo educador, caminha-se pisando as folhas coloridas até acabar o circuito.

A cada uma das batidas do pandeiro, apnham-se as folhas: “-Vamos apnhá-las todas!”

O jogo chega ao fm quando no espaço de jogo não fica nem uma folha no chão.

Jogos de Observação e Memória

A memória

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: desenhos e gravações de sons

Orintações pedagógicas: reconhecer e memorizar sons distintos representados nos desenhos.

Todas a crianaças estão sentadas a observar os desenhos dispersos no chão.

Quando ouvem uma, determinada instrução sonora( o som gravado de um assobio motor de automovel, animal, instrumento musical…) , têm de associa-lo ao desenho.

Depois de quatro sons, as crianças têm de ser capazes de reproduzir a sequencia.


A janela

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: folha de jornal, tesoura, pequenos objectos

Recorta-se um orificio com aproximadamente um centimetro de diametro no centro de uma folha de jornal.

Sem que as crianças vejam, coloca-se um objecto por baixo, de modo que só se veja uma pequena parte atraves do orificio.è convininte selecionar objectos de pouco volume e começar a mostra-los pelas partes menos faceis de identificar.

Os jogadores olham e tentam advinhar qual é o objecto, cada vez que falham, move-se um pouco a bertura, para mostrar outra parte daquilo que se escondeu.

A boa memória

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Mostra-se as crianças dez objectos durante trinta segundos. Em conjunto conta alto os ultimos dez segundos por ordem decrescente, para aumentar a emoção.

Quando acaba o tempo, tapa-se os objectos.

Uma a uma, as crianças , deverão mencionar um dos objectos de qual se lembram, procurando não repetir os que já foram referidos.

O jogo acaba quando ninguem se lembra de mais nenhum objecto ou quando se completa a série.

O “assassino”

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: papelinhos de papel

Todas as crianças se sentam em círculo, de forma a poderem ver as caras uns dos outros.

Uma das crianças corta tantos quadrados de papel quantos forem as crianças.

Em seguida, marca um deles com a letra “X” e deixa os restantes em branco.

Dobram-se os papelinhos em quatro partes e distribui-se um por cada criança.

Cada criança olha para o papelinho que lhe coube sem que ninguem veja. Quem tiver o papel com o “X” é o “ asssassinio”

Este deve “assasinar “ os outros jogadores, piscando o olho muito dissimuldamente, para não . ser descoberto. Quando alguma criança vê alguém fazer-lhe um sinal diz “morto” em voz alta e fica fora do jogo.

Todos procuram descobrir quem é o “ assassinio” pelo que este deve comportar-se de maneira prudente quando se arrisca a piscar o olho. Se alguem acusar um jogador errado, fica fora do jogo.

Se o “assassinio” conseguir eliminar todos os jogadores sem ser eliminado,ganha o jogo.

A troca

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Uma criança observa as restantes durante, um minuto, reparando na roupa que usam e outros objectos, como relógios, ganchos…

Em seguida sai da sala, enquanto os outros trcam entre si as peças de roupa e os acessórios que desejarem.

Quando acabam as trocas, avisam a criança que saiu para regressar e dizem-lhe quantos trocaram entre eles, sem especificar quias.

Cada vez que a criança detecta uma peça de roupa trocada diz a quem pertence e ela é devolvida ao seu proprietario. Para ganhar deve conseguir restituir todas as peças ao seu proprietario.

O director da orquestra

Idade. A partir dos 8 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Sorteia-se uma criança que deve sair da sala.

As restantes crianças senta-se no chão, formando um circulo.

Escolhe-se uma criança para que desempenhe o papel de director de orquestra.

O director da orquestra simula estar a tocar um instrumento musical atraves de mimica. Os restantes imitam-no.

A criança que saiu da sala regressa e fica no centro da roda e deve advinhar quem dirige a orquestra.

O director vai mudando de instrumento, tentando não ser descoberto. Se for descoberto será o próximo adivinhador.

Bonecos mágicos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: observar e atentar mudanças corporais

O educador divide as crianças em dois grupos: uns serão bonecos e os outros compradores.

O grupo de bonecos imagina que está na loja de brinquedos e adopta uma postura estática, enquanto o grupo de compradores passeia, observando.

Assim que os compradores saem da sala, os bonecos movem uma parte do corpo eficam de novo quietos.

Quando os compradores voltam à sala têm de advinhar que parte do brinquedo se moveu.

A compra

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: memorizar palavras e interpetá-las corporalmente.

As crianças sentam-se em círculo, voltadas para o interior.

A criança do seu lado repete a compra para o seu colega e acresenta uma nova: “ hoje comprei uma bola” e faz o gesto, e “um martelo” e realiza o gesto de martelar.

Cada criança deve repetir as palavras desde o príncipio pela ordem correcta e acrescentar mais uma.

O jogo começa de novo quando a lista de objectos comprados não está na ordem correcto.

Sequências corporais

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintções pedgógicas: memorizar sequências corporais e aumentar a capacidade de atenção e concentração.

As crianaçs de pé, formam um círculo, todas voltadas para o interior.

Uma das crianças realiza uma paerte do corpo.

A criança ao seu lado move outra parte do corpo e assim, sucessivamente, até quatro movimentos diferentes.

A quinta criança tem de repetir o primeiro movimento e as crianças seguintescompletam a sêquencia dos quatro movimentos já criados.

Passeio pelo bosque

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música gravada

Orientações pedagógicas: trablhar a memória associada, o sentido rítmico, os reflexos e a critividade.

O educador explica as crianças o que podem encontrar num passeio pelo bosque e das contra-senhas que devem usar.

As crianças imaginam que saem para passear no bosque e andam livremente na sala. Quando e educador diz “hop!”, todos param, porque viram um pássaro a voar.

Ao segundo “hop!”,viram uma flor e colhem-na.

Ao terceiro “hop!”, saltam um charco de água.

Ao quarto “hop!”, saltam dois a dois muito contentes.

Ao quinto “hop!”, despedem-se dizendo adeus e correm para casa por que se faz noite.

Puzzles

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: música gravada de três minutos e dois puzzles com número igual de peças

Formam-se dois grupos de seis crianças e a cada grupo o educador entrega um puzzle.

Quando a música começa a tocar, os dois grupos vão colocando as peças do puzle de forma correcta.

Quando a música termin, as crianças param imediatamente e o educador atribui um ponto por cada peça bem colocada.

O grupo que maior número de peças colocou correctamente ganha o jogo.

Instrumento fantasma

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10minutos

Material: desenhos de instrumentos musicais

Orientações pedagógicas: trabalhar a memória

Cinco ou seis desenhos de instrumentos musicais são colocados perante as crianças, para que os possam ver e identificar facilmente.

Permite-se que as crianças os observem durante um minuto.

A seguir, as crianças voltam-se de costas e o educador tapa um dos desenhos.

As crianças voltam a olhar o conjunto de desenhos e quando o educador diz ”Já” têm de advinhar que instrumento desapareceu.

Variante: pode-se mudar os cartões de lugar para que o exercício de memória seja mais complicado.


Cânone

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: pandeiro

Orintações pedagógicas: memorizar uma sequencia de três movimentos e praticar a concentração.

O educador ensina três movimentos corporais que todas as crianças devem realizar ao mesmo tempo. Por exemplo, dar quatro palmadas no cimo da cabeça, quatro palmas e quatro palmas nas pernas

As crianças colocam-se em círculo.

Uma criança começa o jogo dando palmas na cabeça, enquanto os outros estão quietos.

Quando a primeira cabe realizar o segundo movimento, as palmas normais, o seu colega da direita começa ao mesmo tempo, o movimento de dar palmadas na cabeça.

Quando o terceira criança começa a dar palmadas na cabeça, já o primeiro deve estar a dar palmadas nas pernas e o segundo palmas normais.

Observação: para ajudar a que todas as crianças mantenham o mesmo ritmo, o educador acompnha os movimentos com um pandeiro.

Outono

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: música alegre As quatro estações de A. Vivaldi

Orintações pedagógicas: trabalhar a atenção, a memorização e a reação.

O educador explica que chegou o Outono e que vão passar o dia no campo. As crianças devem imaginar que está tudo cheio de folhas caídas das árvores, de pássaros…

O educador põe a música e as crianças começam a correr e a saltar livremente pelo espaço.

Quando a música acaba, as crianças realizam a acção de apanhar uma folha sem mover os pés.

Quando a música recomeça voltam a correr e, quando pára, voltam a apanhar outra folha. Agora já têm duas folhas, e assim sucessivamente, até que imaginam ter um monte delas.

A segunda parte do jogo consiste em pôr a música e quando o educador dá sinal as crianças devem realizar a acção de atirar uma folha ao chão e continuar em corridinha. Quando voltam a ouvir o sinal atiram outra folha. E assim sucessivamente.

A terceira parte do jogo consiste na combinação dos exercícios anteriores: põe-se a música e quando pára as crianças realizam a acção de apanhar a folha do chão; quando ouvem o sinal realizam a acção de atirar a folha.

Jogos de Música e Expressão Corporal

Eco

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro

Orintções pedgógicas: reconhecer e reproduzr os ritmos sobre o próprio corpo

Todas as crianças devem estar quietos, observando e escutando.

O educador percute o ritmo sobre o apndeiro.

As crianças, como se fossem”eco”, reproduzem o que ouvem dando palmadas no próprio corpo ou movimentam-se com saltos, passos largos ou curtos…

A dificuldade do exercicio ira aumentando à medida que cresce o número de batimentos no pandeiro.


Mural

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: papel de parede, fita adesiva, giz de várias cores para todas as crianças, música

Orintções pedgógicas: interpertar a música graficamente

Organiza-se as crianças em dois grupos: os pintores e os observadores.

cola-se um grande papel na parede e dá-se giz de cor a cada criança-pintor.

As crianças desenham seguindo a música.

O grupo de crianças-observadores devem interpertar os desenhos do grupo contrário.

Pode-se jogar com todos ao mesmo tempo.

O mar

Idade. a partir dos 8 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pano grande de cor azul que surgira o movimento do mar. O mar de Claude Debussy

*em vez de usar música gravada, pode usar o pau-de-chuva(instrumento em forma de tubo com sementes no interior)

Orintções pedgógicas: tomar consciencia da introdução, da melodia e do final da melodia.

Todas as crianças escutam uma vez a peça musical escolhida para realizar o jogo.

Depois de familiarizados com a música, colocam-se à volta de um pano e agarram-no com as mãos.

Quando começa o tema, o pano tem de acompanhar os movimentos corporais dos jogadores , reprsentando as ondas do mar.

Quando a música termina, as crinaçs escondem-se debaixo do pano.

Latinhas musicais

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: latas de refesco recicladas no interir areia, feijão, pedras…

Orientções pedagógicas: trabalar a coordenação, a velocidade e a distinção dos sons.

Em grupo as crianças preparam as suas próprias maracas( introduzir os diferentes objectos no interior das latas).

Formam-se dois grupos de crianças e distribuem-se as latas-maracas a cada grupo.

O jogo consiste em advinhar, pelo som, que cada lata contém.


Ordenar as latas

O educador reparte as latas das quais colocou materiais diferentes e diferentes quantidades.

As crianças em grupo, têm de ordenar as latas que produzem sons agudos e sons graves


Como parar os bonecos mecânico?

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada:10 minutos

Material: música apropridada. Pizzicatto

Orientções pedagógicas: trabalhar a criatividade e a expressão corporal

As crianças representam um boneco mecânico que se move e que não pode parar até que lhe toquem para desligar.

Uma criança sai da sal e os demias escolhem , em conjunto, a parte do corpo que será o botão de desligar(por exemplo, o nariz).

Colocam-se livremente pela sala e começam a mover-se como se fossem robots, enquanto o educador faz tocar a música.

A criança que esteve fora, ao ouvir a música entra e começa a tocar num dos companheiros, mum sitio do corpo, depois no outro, e por aí adiante, até acertar no sítio escolhido.

Todos os robots devem parar antes que a música termine.


O rei e os seus filhos

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: fita adesiva e música regular

Orintções pedgógicas: trablahar a expressão corporal e o sentido rítmico.

A criança que faz de rei coloca-se no extremo da sala, enquanto as outras, que representam os filhos do rei, estão do outro lado da lin”pintor”.

O jogo começa quando começa a música e os filhos do rei passeiam livremente pela sala.

Quando a música pára, colocam-se diante do rei e saúdam-no.

O rei levanta-se e diz: “Bom dia, filhos. De onde vêm?”

Todos respondem: “ De Paris.”

O rei pergunta: “E que fizestes?”

Todos respondem imediatamente, representando, com mímica, um pintor.

Se o rei dá a resposta correcta, os filhos correm para a sua casa e o primeiro a chegar converte-se no novo rei.


Alegres borboletas

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: pandeiro

Orintções pedgógicas: trabalhar a atenção e a pausa. Exercitar o autocontrolo.

As crianças devem colocar-se em circulo à volta de educador, que irá dando bantidas no pandeiro.

Quando o educador der uma batida no pandeiro, têm de avnçar um passo.

Se der duas batidas, dois passos, mas se form três batidas, têm de voltar ao ponto de partida, tentando manter o círculo.” -Vamos manter o círculo!”


Jardim surpresa

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: pandeiro e giz

Orintções pedgógicas: controlar o ritmo corporal dentro de um determinado espaço de jogo.

O educador delimita com giz o espaço de jogo.

Ao ritmo do pandeiro, as crianças passearão num jardim imáginario.

Quando o educador pára de tocar, todos se tornam estátuas e ficam com posturas diferentes. “Que as estátuas não se mexam”.


Gotas de água

Idade. a partir dos 4 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orientações pedagógicas: trablahar a expressão do ritmo através dos mo vimentos do corpo e da imaginação.

Todas as crianças sentadas em círculo, têm de imaginar que o céu fica nublado e que começa a chover.

O educador diz “uma gota” e as crianças batem as palmas uma vez.

“Duas gotas” duas palmas, “três gotas” três palmas… às dez gotas, dez vezes. Começou a tempestade.

Param as palmas.

Têm de levantar-se rapidamente e correr para o outro extremo do espaço de jogo e sentar-se de novo. “ De pé, a correr!”

Ao abrandar a tempestade, as crianças seguem o ritmo da chuva com as mãos. Dez gotas, batem as palmas dez vezes…até chegar a uma gota de água.

O Nosso Cantinho

Quem Sou Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

os mais pequeninos.

Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt

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