academia de leitura

Uma janela encantada de histórias e muitas brincadeiras. Para Crianças e pelas Crianças!

Jogos com Palavras

Não te ouço

Idade. a partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Ordenam-se as crianças em fila.

Quando a segunda criança recebe a mensagem di-la ao ouvido da seguinte , procurando repetir o mais baixo possivel aquilo que ouviu.

Quando a ultima criança recebe a mensagem a primeira criança diz a frase orginal e o último.

Abecedário

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: lápis, uma etiqueta autoclante em branco por cada jogador e um pandeiro.

Orientações pedagógicas: Organizar-se em grupo e recordar a ordem das letras do alfabeto

Cada criança tem um etiqueta autoclante em branco onde deve escrever uma palavra e colá-la no seu corpo em lugar bem visível.

Ao sinal do pandeiro as crianças colocam-se em fila por ordem alfabética, tendo em conta a primeira letra da palavra que escreveram na etiqueta.

O educador verifica se estão correctamente posicionados.

O que viste ontem

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Escolhe-se uma criança para ser interrogada; as restantes fazem perguntas.

A criança que vai ser interrogada esclhe uma coisa ou animal e diz : “ Ontem, eu vi.”

As restantes farão perguntas, um a um, a fim de adivinharem o que a criança viu. Esta só podera responder “sim” ou “ não”.

O primeiro que advinhar o que o companheiro viu devera ocupar o seu lugar e escolhe um novo tema para ser a pergunta seguinte.

Verbos

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: vários cartões com um verbo escrito em cada um

Orientações pedagógicas: Aumentar o vocábulario verbal e corporal

Formam-se dois grupos de cinco crianças: um representa os actores, o outro o público.

O educador distribui ao grupo de actores cinco cartões com um verbo escrito. O grupo lê o primeiro cartão e tem de representar corporalmente o verbo.

O grupo público tem de advinhar de que verbo se trata.

Quando forem advinhados os cinco verbos, trocam-se os os grupos.

Letras corporais

Idade. A partir dos 8 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orientações pedagógicas: trabalhar a expressão e agilidade corporal

O educador pede as crianças que tentem interpertar as letras do alfabeto através de movimentos corporais.

Seguidament, formam-se dois grupos e inicia-se o jogo.

No tempo determinado pelo educador, cada grupo ensaia a formação das letras.

Findo o tempo para o ensaio. Cada um deles representa uma letra escolhida e o resto das crianças deve acertar , individulamente ou por par.

Observação: as letras também podem formar palavras, que têm de ser interpertadas por grupos.

Ali vem um barquinhoo

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Uma criança diz em voz alta: “ Ali vem uma barquinha carregadinha de …”, e crescenta em seguida o nome de qualquer produto que possa ser transportado no porão de um barco, por exemplo, “ galinhas”

A criança seguinte devera dizer outra mercadoria pela mesma letra que a primeira por exemplo “ gelatina”

Quando a criança não consegue continuar a serie é eliminado.

Cabe a ultima criança voltar a começar com uma nova palavra.

O telefone

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

As crianças se sentam, formando um circulo.

A primeira criança faz uma pergunta aos ouvido da criança seguinte.

Em seguida, a segunda criança faz uma pergunta a seguinte e memoriza a resposta como conrespondesse à pergunta que a primeira criança fez.

As perguntas e respostas vão-se cruzando, ate se completar o circulo.

Cada criança diz em voz alta a pergunta que lhe fizeram e a resposta que recebeu, dizendo: “Deste lado perguntaram-me… e daqui responderam-me… a inconguencia fara sempre rir o grupo.

Palavras encadeadas

Idade. A partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Ordenam-se as crianças para o jogo, depois da ultima volta ser o primeiro.

A primeira criança diz uma palavra qualquer, por exemplo. “jarra”

A criança seguinte devera dizer outra palavra que começe pela letra que acabava a palavra dita, por exemplo “avião”

O jogo continua ate que alguma criança repita uma palavra.

Nem sim, nem não

Idade. A partir dos 7 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

As crianças começam o jogo dizendo as palavras que se podem dizer durante a jogada: “ Nem sim, nem não”.

A partir desse momento, cada criança tenta que a outra diga as palavras probidas, fazendo-lhe todo o tipo de perguntas, e tem muito cuidado com as perguntas que lhe fazem.

O primeira a dizer “ sim” ou “não” perde e o outro jogador ganha um ponto.

A lista de palavras vai-se ampliando para tornar o jogo mais difici, à medida que as jogadas avançam. As pribições mais frequentes são: “ nem branco nem preto”, “ nem ouro nem prata”, embora se possam acrescentar todas as que se quiserem.

A mochila

Idade. A partir dos 7 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Establece-se uma ordem entre as crianças, de modo que depois do ultimo volte a ser a vez do primeiro.

A primeira criança diz uma palavra qualquer, pr exemplo “ barco”

A criança seguinte repetea palavra que a primeira disse e acrescenta outra: “ barco, casa”.

Cada criança deve repetir todas as palavras ditas ate esse momento pela mesma ordem e acrescentar à serie uma nova. Assim quantos mais, jogadores participarem e mais voltas se derem, mais complicado se ira tornando o jogo.

Quando alguem se engana, os outros podem ajudar essa criança.o jogo termina quando já não houver ninguem capaz de recordar toda a serie.

Série de palavras

Idade. A partir dos 7 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

O jogo começa quando uma criança diz uma palavra que lhe vem à cabeça, por exemplo”carro”

A criança seguinte devera dizer outra palavra relacionada de algum modo com a nterior, por exemplo”motor”

O processo repete-se com novas palavras, ate que alguem repita uma.

Se uma criança não ve qualquer relação entre duas palavras, pode pedir explicações. Se não conseguir convencer o grupo, perdeu e começa-se de novo.

A frase

Idade. A partir dos 8 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Cada criança diz um verbo em voz alta, ae ter um serie de quatro ou cinco, por exemplo “ correr-saltar-cair-enterrar”

Num determinado tempo, dois ou tres minutos, cada criança participante imagina um pequena narração em que apareçam os verbosditos pela mesma ordem, sem acrescentar nenhum.

Passado o tempo fixado, cada um diz a frase que inventou.

As iniciais

Idade. A partir dos 9 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Cada criança escolhe uma letra qualquer, por exemplo “d” , diz em voz alta.

Dá-se um minuto para cada criança invente uma frase com o número máximo de palavras que comessem por essa ltra. Assim “o dedo do david doi “

Cada criança diz a sua frase em voz alta e ganha quem tiver a frase mais palavras.

A frase surpresa

Idade. A partir dos 7 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: papel, lápis

O condutor do jogo dá uma folha e um lápis a primeira criança e pergunta-lhe: “Quem?”. A criança escreve um substantivo comum ou próprio. Exemplo: “Um gato”. Em seguida, dobra a folha de forma a esconder o que foi escrito passa para a criança seguinte.

O condutor do jogo pergunta a criança : “O que faz?”. A criança escreve uma acção no papel, por exemplo: “dança” ”. Dobra a folha de forma a esconder o que foi escrito passa para a criança seguinte.

O condutor do jogo continua a fazer perguntas, como: “como esta?”,”com quem está’”,”onde está?”,a fim de alongar a frase.

Uma vez acabadas as perguntas, dedobra-se o papel e lê-se em voz alta a frase. Se se quiser, pode propor-se-lhes que façam um desenho sobre a frase.

Os segredos

Idade. A partir dos 9 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: papel, lápis

Cada criança recebe um papel e lápis e divide o papel em dois.

num dos pedaços, e sem que os seus companheiros o vejam, escreve uma frase. Depois, copia-a para outro papel substituindo cada vogal por um numero determinado, por exemplo: 1=A, 2=B, e assim sucessivamente. tambem pode substituir as letras por outros sinais mas nunca mais de cinco letras diferentes.

Assim que que todos acabam a frase cifrada, passam-na à criança do lado.

cada criança tenta decifrar o significadao da frase recebida, para dizer em voz alta. o primeiro a consegui-lo é o vencedor.

Parou

Idade. A partir dos 9 anos

Duração aproximada: 30 minutos

Material: papel, lápis

Faz-se uma lista de dez categorias de palavras e cada criança copia-a para o seu papel. Alguns exemplos: nomes próprios, marcas comerciais, nomes de aves, vegetias, peças de vestuário, móveis…

Em seguida, uma criança diz uma letra em voz alta. todos devem anotar nos seus pápeis uma palavra de cada categoria que comece pela dita palavra.

assim que alguem completa a lista, grita: “parou”, e todos os jogadores deixam de escrever.

Comprovam-se as palavras encontradas por cada jogador. Atribuem-se dez pontos a cada palavra, e cinco, se coincidir com a de alguem.

Joga-se com a mesma letra ate chegar a um determinado número de pontos, normalmente cem pontos ou uliza-se outra letra.

O dicionário

Idade. A partir dos 10 anos

Duração aproximada: 30 minutos

Material: papel, lápis, dicionáro

Uma criança diz uma palavra em voz alta e procura-a no dicionário, para copiar a sua difinição, sem mostrar.

As restantes crianças escrevem num papel a palavra, seguida de uma definição tao acdemica quanto possivel, com a intemção de que pareça ter sido copiada de um dicionario.

A criança encarregada do dicionario recolhe todos os papeis e vai-os lendo em voz alta em voz alta, um a um.

Uma vez lida todas as difinições, cada jogador atribui um ponto por cada vez que utliza conceitos correspondentes ao dicionário.

Letra-ponto

Idade. A partir dos 10 anos

Duração aproximada: 30 minutos

Material: papel, lápis

Cada criança pega num papel e num lápis e coloca-se de maneira que os outros não consigam ver o que escreve.

A criança diz uma letra e todos anotam, ate chegar a oito letras.

dão-se tres minutos para que cada criança tente formar a palavra mais comprida possivel, utizando unicamente as letras escolhidas.

Ao terminar o tempo, cada criança diz a palvra mais comprida que encontrou. da-se um ponto por cada letra , mais cinco se for a palvras mais comprida e tres pontos se utlizar as oito letras.

Todos com a letra…

Idade. A partir dos 5 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Establece-se uma ordem entre as crianças e uma delas anuncia em voz alta uma letra: “ palavras com a letra P” por exemplo.

Quando chega a sua vez, cada criança diz uma palavra que comece pela letra escolhida sem repetir nenhuma das que já foram ditas.

O jogo acaba quando alguém não é capaz de dizer uma palavra nova ou repete uma já mencionada.

Mensagem no ar

Idade. A partir dos 9 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Cada criança, chegada a sua vez, escreve muito lentamente no ar uma palavra, utlizando o dedo indicador.

as restantes crianças tenta advinhar qual é a palvra. quando acaba de escrever, cada um diz o que julgou ler.

o que escreveu recebe um ponto por cada jogador que acertar o que ele escreveu. Quem advinhou o escrito ganha tambem um ponto.

Sem a letra

Idade. A partir dos 10 anos

Duração aproximada: 2 minutos

Material: não

Um jogador diz uma frase qualquer por exemplo:” o meu gato mia durante a noite” e em seguida , sem a letra “r”.

O resto das crianças deve construir uma frase com o mesmo significado sem utlizar ou utlizando o menos possivel a letra escolhida.

ganha quem conseguir manter o sentido inicial da frase sem usar a letra probida.

Jogo de palavras

Idade. a partir dos 6 anos

Duração aproximada: 10 minutos

Material: não

Orintações pedagógicas: trabalhar a associação da palavra ao ritmo.

As crianças sentam-se dispostas em círculo e uma delas colaca-se no centro e de pé.

A criança que está no centro coloca-se de frente para uma das crianças que está sentada e bate uma, duas, três, quatro palmas.

De imediato a outra criança deve dizer uma palavra de um, dois, três ou quatro sons ou sílabas. Por exemplo: bate um palma (Oh) e o outro responde ( pão); as duas palmas(pim-pam) e outro responde ( ma-ma); três palmas (pim-pam-pum) e a outra responde(co-mi-da); quatro palmas (oh -pim-pam-pum) e outro diz (ca-ra-me-lo).

Se a criança encontra a plavra correcta, troca com a criança que está no centro e jogo continua.

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Eu

Psicóloga e apaixonada pelo

valor terapêutico das histórias infantis.

Uma janela aberta com jogos e

muitas histórias para cuidar e encantar

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Um blogue que responde a todas as suas dúvidas e aceita as suas sugestões. Escreva para: eunicepestana@sapo.pt
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